TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo E Socialismo

Monografias: Capitalismo E Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 8

2 Balanço Patrimonial - BP

O BP é uma demonstração contábil estática, destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade.

No aspecto qualitativo, estão os grupos e subgrupos de contas, contas e subcontas, itens e subitens; no aspecto quantitativo, os valores de cada uma destas contas, totalizando os subgrupos e grupos de contas.

Do lado esquerdo, o BP demonstra as contas do Ativo; do direito, o Passivo e o Patrimônio Líquido.

O ativo compreende os bens e os direitos, recursos que são controlados pela entidade, originados de eventos ocorridos que gerarão benefícios econômicos futuros. As contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização. Os bens e direitos realizáveis, até o final do exercício social subsequente à data das demonstrações contábeis, são considerados curto prazo e denominado Ativo Circulante, enquanto que os realizáveis, a partir do final do exercício social subsequente à data das demonstrações contábeis, são considerados longo prazo e denominado Ativo Não Circulante. O grupo do Ativo Não Circulante abriga os ativos realizáveis a longo prazo (contas a receber de longo prazo), investimentos, os imobilizados (bens de uso na atividade) e os ativos intangíveis (marcas, softwares, patentes, etc.).

O passivo compreende as obrigações com origens de recursos de terceiros, resultantes de fatos contábeis ocorridos que exigirão ativos para sua liquidação futura. As contas do passivo são dispostas em ordem crescente dos prazos de vencimentos das dívidas. As obrigações, exigíveis até o final do exercício social subsequente a data das demonstrações contábeis, são considerados curto prazo e denominado Passivo Circulante, enquanto que os exigíveis, a partir do final do exercício social subsequente à data das demonstrações contábeis, são considerados longo prazo e denominado Exigível a Longo Prazo (ficando dentro do grupo de Passivo Não Circulante).

O patrimônio líquido compreende os recursos próprios dos proprietários da Entidade e o seu valor é a diferença entre Ativo e Passivo, sendo formado este grupo pelas contas: Capital Social, Reservas e Lucro ou Prejuízos Acumulados. Quando os prejuízos acumulados forem maior que o capital investido pelos sócios, gerando patrimônio líquido negativo, denominamos Passivo a Descoberto.

SAIBA MAIS: Em 28, de dezembro de 2007, entrou em vigor a Lei n.° 11.638, a qual veio a alterar e revogar alguns dispositivos da Lei n.° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e também quanto à Lei n.° 6.385, de 07 de dezembro de 1976, tratando de questões pertinentes à elaboração e também a divulgação das demonstrações financeiras. Além dessa alteração, a lei 11.941/09 também trouxe algumas modificações ao texto da lei societária.

3. AMBIENTE ORGANIZACIONAL

As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados.

Ambiente externo são as forças que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado. Podemos destacar, aqui, os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais. Assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governo e concorrentes. Os fatores externos têm uma característica dinâmica e de pouco controle direto pela empresa. Com a crescente abertura dos mercados e a globalização, o ambiente externo está ganhando proporções cada vez maiores.

Ambiente interno são todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos, que embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.

Ao administrador, cabe obter recursos internos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras, a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa. Aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura, a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.

4. Funções administrativas

4.1 Planejamento

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento, o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada como a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Através do planejamento, a empresa irá se preparar estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.” (Kawasnicka, 1995, p.169)

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico, são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional, serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO: Temos o Planejamento orçamentário como ferramenta de auxílio às estratégia das empresas, quando feito e implantado de forma correta. Relevando-se o Planejamento Estratégico da empresa, os gestores deverão levar em consideração a correta identificação para fins de projeção de cenários, tanto para os ambientes internos conhecidos, como sendo as fortalezas (aspectos positivos), quanto as fraquezas (aspectos negativos). Para fins de ambientes externos, quais são as oportunidades (aspectos positivios) ou ameaças (aspectos negativos).

Estes ambientes internos revelam a empresa, quais as possíveis vantagens ou desvantagem competitivas diante do mercado, dinâmico e vorás, na qual as tomadas de decisões rápidas e precisas farão a diferença.

Convido, a todos, a lerem o artigo “A contribuição do plano orçamentário como suporte para o planejamento estratégico”, no link abaixo:

LINK: A Contribuição do Plano Orçamentário Como Suporte Para o Planej

4.2 Organização

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com