TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo E Capitalismo

Trabalho Universitário: Socialismo E Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 4

●SOCIALISMO E CAPITALISMO

●SOCIALISMO:

Socialismo é um termo que, desde o início do século XIX, significa as teorias e ações políticas que apóiam um sistema econômico e político baseado na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal parcial ou completo dos setores econômicos, opondo-se frontalmente aos princípios do capitalismo.

Embora o objetivo final dos socialistas fosse estabelecer uma sociedade comunista ou sem classes, eles tem se voltado cada vez mais para as reformas sociais realizadas no seio do capitalismo (ou seja: socialismo é um capitalismo concentrado nas bases do governo, o povo, o gado que os alimenta).

●CAPITALISMO:

Capitalismo é um sistema sócio-econômico adotado por vários países, onde possuem propriedade privada dos meios de produção, como máquinas, matérias-primas, instalações, etc., a sua produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

Neste sistema o capitalista, que são os proprietários dos meios de produção, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter lucro.

O objetivo principal dos capitalistas é o lucro, que leva à acumulação de capital e ao crescimento de suas propriedades. (ou seja: capitalismo é o individualismo e ás vezes o conjunto, que se une comercialmente, para obter uma estabilidade social)

●SISTEMA CAPITALISTA NA ECONOMIA

Já tendo em mente um principio evolutivo da sociedade política, social e econômica, se tem consciência que diversos sistemas foram superados ao longo do tempo, tais como o escravagismo, feudalismo e o mercantilismo. Todos esses sistemas tiveram uma vigência no passado onde foram naturalmente tendo uma superação ao longo do tempo, devido a um processo de conscientização, e um avanço tecnológico da humanidade da época, com todo esse transcorrer histórico que se surgiu o capitalismo, isto é, sistema que congrega a preferência do capital sobre o homem, pois a produtividade global cresceu mais rápida- mente do que quando as maquinas eram ineficientes, devido aos ganhos de escala no processo de produção. Quando se fala de capitalismo, pode-se expressar com respeito ao sistema econômico que vem sendo muitas vezes investigado sobre um aspecto importante que é a economia e a sociedade. Países subdesenvolvidos se preocupam com seu crescimento apenas, sempre explorando mais e se tendo mais lucros para si mesmo, já país em desenvolvimento não se tem muito crescimento, por que tem que se exportam seus produtos para esses países em baixo preço e um alto preço para se comprar em seu lugar gerado. Uma sociedade para economia ser lucrativa, tem que se trocar a mão-de-obra do homem por maquinas altamente mais lucrativa, gerando mais lucros para esses países exploração de países mais baixos que estão em desenvolvimento, tirando deles suas matérias primas ricos e satisfazendo apenas as suas vontades de crescimento, por quem é rico não pensa em pobre, sim em ter mais riquezas a si próprias.

●ECONOMIA SOCIALISTA DE MERCADO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com