TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Estado Ernesto Roller

Tese: Departamento de Estado Ernesto Roller. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Tese  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

O deputado estadual Ernesto Roller (PMDB) disse, em entrevista ao Diário de Goiás, que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, comete um equívoco em avaliar que a formação de Diretórios Municipais fortalece o PMDB. Para o deputado, essas organizações e seus presidentes são propícios a ajudar na campanha de outros candidatos que não sejam da oposição, como citou o caso de peemedebistas que apoiaram o governador Marconi Perillo (PSDB) durante as Eleições de 2014.

- “Ele [Maguito] entende que o partido se fortalece com Diretórios, mas assistimos Diretórios do PMDB apoiando deputados do PSDB, o que aconteceu em muitos lugares, como na minha região, no Entorno do Distrito Federal. Eu cito, por exemplo, a cidade de Nova Roma, onde o presidente do Diretório Municipal do PMDB faz parte da administração do PSDB e estava no palanque do candidato contra nós na eleição de governo”, explicou.

Ernesto também insistiu na opinião de que os filiados que não forem extremamente de oposição ao governo estadual não terão espaço do partido.

- “Para ser do PMDB, o primeiro compromisso é estar com o partido e ser oposição ao governo do Estado. Qualquer coisa fora disso não haverá espaço dentro do partido. Com isso, o partido pode e, sem dúvida, irá se fortalecer no sentido de ter candidatos a prefeito, não fazendo acordos com PSDB, com partidos que são da base do governador”.

Além disso, o deputado comentou uma prática realizada por grande parte dos presidentes de Diretórios: “ceifar o surgimento de novas lideranças”. De acordo com Ernesto, o fato de um ou outro presidente apoiar candidatos que não sejam do PMDB faz com que novos nomes peemedebistas não ganhem espaço.

“Muitas vezes acontece de o dirigente municipal, na condição de presidente do diretório, ceifar o surgimento de novas lideranças dentro do partido. O que queremos é fazer o contrário, perseguir um caminho inverso, que o PMDB se fortaleça, tenha candidatos, pessoas que tenham compromisso com o projeto oposicionista neste momento, mas que no futuro será um projeto de exercício do governo do Estado”, afirmou.

Sobre a transformação dos Diretórios Municipais em Comissões Provisórias, o deputado explicou que a executiva do PMDB está avaliando todos os pedidos dos municípios e que em alguns casos há a decisão de indeferir a criação das Comissões pelo fato de que o presidente municipal apoiou o governador Marconi Perillo, fazendo, assim, um ajuste interno.

“O PMDB precisa entender que, como partido de oposição, a primeira coisa é a unidade dos seus membros, de propósitos, de postura política”, concluiu.

Prefeito de Aparecida de Goiânia reclama da dissolução dos diretório do PMDB

O processo de mudança implantado no PMDB provoca discussão interna no partido. As decisões tomadas dentro do partido são duramente criticadas por lideres políticos.

Primeiro o partido decidiu mover processo de expulsão contra o empresário Junior do Friboi e lideres como o deputado Daniel Vilela criticaram a decisão.

No mês de dezembro o PMDB decidiu acabar com todos os diretórios municipais, mas a decisão não foi bem recebida pelo prefeito Maguito Vilela, de Aparecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com