TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Exames: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

Após fazermos a leitura dos textos indicados, fomos instruídos a fazer um texto resumindo os temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil.

A perspectiva histórica é recorrente a constatação de que, no Brasil, investe-se pouco em inovação tecnológica na indústria brasileira. Comparações feitas por sistemas internacionais confirmam com grande riqueza de detalhes, que pouco se modifica na inovação e investimento e ainda baixas taxas de crescimento e investimento prevalece ao longo de tempos. Coube ao governo priorizar o investimento na inovação devido à alta quantidade de importação de tecnologia. O engajamento na realização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial, primum móbile do processo de inovação. No entanto observadas referencias usadas na literatura, há um fato que deixa muito a desejar que seja a falta de comunicação entre os pesquisadores.

Na saúde um ponto que colaborou bastante pra inovação no setor foi com a adoção da Constituição Federal de 1988. São abordados vários aspectos financeiros para o Sistema Único de saúde, e o ponto fundamental para efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do modelo de atenção. O crescimento das sequelas das diferentes formas de violência, principalmente as decorrentes de agressões e acidentes de trânsito que causa perplexidade por sua atipicidade. De qualquer forma, a questão dos recursos financeiros é uma das poucas que permite consenso entre atores sociais, públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

Segundo a historia, a proximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações econômicas negociadas, os países da Europa são exemplos mais claros nesse sentido. Na América do Sul no que se refere aproximação econômica, sempre foi um assunto visto pelos governantes com interesse, mas ao mesmo tempo com cautela, os primeiros movimentos concretos nesse sentido ocorreram na metade do século XX, no hemisfério Sul ocorreu em 1960 com a criação da ALALC, quando foi assinado o Tratado de Montevidéu.

Para identificar oportunidades para o Brasil, foram mapeadas das relações comerciais da América do Sul, para estimar as oportunidades para o país, foram selecionados os produtos importados pelo Brasil e parceiros, com participação igual ou maior que 1% em 2005. Contudo, é bastante reduzido o comércio intra-setorial, e as pautas de exportações de alguns parceiros se mostram muito concentradas em uns poucos produtos. O grande desafio é buscar um aumento do intercâmbio, o que implica ampliar as importações brasileiras provenientes da América do Sul. A tarefa não é simples, mas um comércio mais equilibrado se mostra como a única via que leva, efetivamente, a uma maior integração da Região.

Quase todas as grandes ideias da economia podem ser encontradas em Adam Smith, no caso a primeira menção escrita de que a educação é como uma ferramenta que expande a produtividade do trabalhador vem da Riqueza das Nações. Entre 1999 e 2005, os gastos com o ensino superior privado cresceram de 8,8 para 15 bilhões de Reais. Ou seja, cresceu de 76 % em termos nominais. Tanto o setor público como o privado requer uma presença do Estado para o seu bom funcionamento. Mas, necessitam de uma presença inteligente e com traços comuns, mas distinta para cada setor e apoiada na melhor experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com