TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico- China

Artigo: Desenvolvimento Econômico- China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico- China

PIB: É a segundo maior do mundo, atrás apenas dos EUA, a China tem um PIB de 7,8 trilhões de dólares, é a nação com maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com um aumento médio em torno de 10% por ano. Sua renda per capita tem crescido 8% ao ano em média, e está classificada como mediana a baixa, se comparada aos padrões mundial, ocupando 97º em uma lista de 178 países com cerca de 5,943 dólares por pessoa.

IDH: A China foi o país cujo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais cresceu, desde 1980 (primeiro ano para o qual o índice foi calculado na última atualização do IDH. Nos números mais recentes sobre o tema China subiu 0,233 pontos no IDH em 26 anos, a melhoria se deu por conta do intenso crescimento econômico do país, que teve efeitos principalmente no aumento da renda per capita, um dos fatores para o cálculo do IDH. Hoje, em uma lista de 169 países a China ocupa o 21° com um IDH de 0,862

Condição de trabalho:dos chineses muitas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos. A segurança é uma questão há tempos negligenciada em algumas regiões industriais do país asiático. Um ano e meio após a aprovação de uma nova lei trabalhista, considerada um marco na China, especialistas dizem que as condições de trabalho pioraram nas fábricas do sul do país, cujos produtos são voltados para a exportação.Com o aumento do desemprego decorrente da crise econômica mundial, há cada vez mais evidências de que as fábricas estão ignorando a nova lei chinesa, e de que o governo está relutante em fazê-la valer. Críticos dizem que Pequim teme demissões em massa e tensões sociais.

Educação: Na China adota-se o sistema de nove anos de estudo obrigatório, até o ano de 2000, a taxa de freqüência escolar era de 99,1% na escola primária, 94,3% na escola intermediária do sétimo ano até o nono ano);

A taxa de abandono de estudo era 0,55% na escola primária e 3,21% na escola intermediária. Após o nono ano escolar, o índice de continuidade era de 51,2% até o ano 2000. Após os 15 anos, a taxa de analfabetismo era de 6,72%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com