TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Da China

Dissertações: Desenvolvimento Economico Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2012  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.642 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Econômico da China

A China, desde que iniciou as reformas há 30 anos, vem crescendo a taxas muito elevadas. Ao contrário de outros países que possuíam uma economia planificada, a transição chinesa foi acompanhada por melhoria nas condições materiais e sociais da população. Estimativas do Banco Mundial apontam que, entre o início das reformas e 2004, 500 milhões de pessoas teriam deixado a linha de pobreza (medida por um dólar por dia), com a proporção de pobres caindo de 60%, em 1978, para 10% em 2004 (Dollar, 2007). Nesse mesmo período, a renda média da população quadruplicou. Ao mesmo tempo, a economia chinesa vai avançando, tornando-se a grande manufatura do mundo em uma série de setores e crescendo

sua participação na produção e na exportação de produtos mais elaborados e tecnologicamente intensivos.

O sucesso chinês aparece, inicialmente, no bem-sucedido processo de transição para uma economia de mercado. O processo de dual track, a liberalização da agricultura, o estímulo às empresas rurais e a reforma dos sistemas empresarial e financeiro bem ilustram a capacidade das lideranças chinesas em conduzir o processo. A transição conduziu-se de forma que a introdução das forças de mercado fosse acompanhada de medidas visando à correção das eventuais falhas de mercado. O contraste com outros processos de transição foi enorme.

Paralelamente à reforma empresarial, o governo procurou reformar o sistema financeiro. Os bancos foram separados em Bancos de Políticas e em Bancos Comerciais, sendo que os últimos deveriam passar a atuar segundo os critérios de mercado. O intuito da reforma era impedir que o sistema financeiro continuasse a financiar empresas estatais ineficientes, assim como melhorar a capacidade de avaliação de riscos e de alocação dos recursos para os setores de maior produtividade. Apesar de avanços, o sistema financeiro ainda é muito atrasado O desempenho foi também fortemente favorecido pelas condições de infraestrutura, também indicativo da aptidão do Estado em prover bens públicos essenciais. A China destacasse por possuir alguns dos maiores portos do mundo e pela grande capacidade de movimentar contêineres a baixos custos.5 O país possui também uma extensa malha ferroviária, que vem sendo expandida e foi fortemente estimulada como resultado do pacote recente de investimentos em infraestrutura. Assim, a rede de transportes e as facilidades de logística contribuem para a redução dos custos e para reforçar a posição da China como um elo estratégico para a otimização das cadeias produtivas internacionais.

Enfim, outros elementos contribuem para os bons resultados econômicos. Por enquanto, vale destacar a influência positiva da estrutura etária, uma vez que algo como 70% da população se encontra na faixa etária de 15 a 64 anos e, portanto, em idade ativa. Outro ponto fundamental é a velocidade de crescimento do mercado interno que, em certos setores, responde por grande parte do acréscimo da demanda mundial.10 Esse resultado dá ao governo grande capacidade de negociar com o capital estrangeiro e de exigir condições para a sua entrada, incluindo a formação de joint ventures e a adoção de exigências para a transferência de tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com