TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre a Coreia do Sul e da Coreia do Norte

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 5

A história dos conflitos entre Coréia do Sul e Coreia do Norte tem início após a II Guerra Mundial, onde Península Coreana ficou sobre a influência da União Soviética, influenciando o estopim da guerra ideológica entre as coreias. De um lado um governo voltado a militarização e do outro um Estado procurando crescimento econômico com o sistema capitalista, onde seu esforço iria gerar seu sustento. O apoio das grandes nações envolvidas no debate destas duas ideologias (EUA e URSS) foi um fator fundamental para manter o equilíbrio neste embate.

Com a Coreia do Norte desejando invadir a região sul de sua península o quanto antes e tomar o restante do território, o apoio do líder capitalista americano mostrou-se eficaz com os sulistas, que resistiram as tentativas de dominação. O sistema de governo também se difere muito entre as coreias, sendo a localizada no norte um governo hereditário, extremamente militarizado e fechado para o mundo, com cerca do dobro de soldados que sua vizinha Coreia do sul, esta que levou algum tempo para se consolidar a democracia que é hoje, passando por eleições fraudulentas e um golpe de estado militar.

Após o embate entre as duas Coreias, foi celebrado após o término da guerra, o Armistício de Panmunjon que estabeleceu uma trégua entra as duas nações e que ambas não ultrapassassem os limites do Paralelo 38°, paralelo cuja função foi demarcar o limite dos dois países; assinado em 1950 pelo líder Joseph Stalin da URSS e o presidente Harry Truman dos EUA; então sendo criada a DMZ que vem do inglês (Demilitarized Zone) que significa Zona de Desmilitarização que cuida a fronteira dos dois países para que não haja descumprimento do armistício.

Após tal ato, os dois Estados começaram a sua caminhada para reerguerem-se após os enormes estragos causados pela guerra, e cada uma seguindo o seu modelo econômico. A Coreia do Norte recebia investimentos da China e da URSS, com esse dinheiro o Ditador Kim Il Sung fez grandes investimentos em capacidade industrial construindo indústrias e maquinários, assim fazendo com que a sua economia desse uma alavancada, mas com o foco de manter o poderio militar e o crescimento industrial, faltou invesmitemento para manufaturar produto para os consumidores. Enquanto isso, a Coreia do Sul tem um começo turbulento, pois, tiveram várias “repúblicas” com mudança de constituições e líderes. Seu primeiro líder durante e pós-guerra foi o nacionalista Syngman Rhee que apoiou os americanos no enclave, mas, mesmo com investimento americano no sul da península coreana, não teve um grande crescimento econômico nesse período. Sem sucesso no desenvolvimento econômico, houve uma uma troca do Estado Nacionalista para o Estado Militar em maio de 1961 pelo líder Park Chung Hee. No mandato de Park houve um forte controle político sobre a Coreia do Sul, acabando com os liberdades civis e fechamento de partidos políticos que se opuseram a tal regime. Mesmo com todo o radicalismo a economia sul coreana teve uma ascensão impressionante que por meio dessa alavancada nos anos 70, fez a Coreia do Sul se transformar num país importante que é hoje.

Hoje em dia os países vivem situações econômicas totalmente diferentes, a Coreia do Sul adotou um economia capitalista de caráter exportador, onde é responsável por uma das maiores exportações de automóveis e eletrônicos do mundo, pelo fato de ter dentro de seu país industrias de grande reconhecimento internacional que são a KIA, Hyundai, LG e Samsung. Além disso o país tem um investimento muito grande em educação e tecnologia, tanto que é a líder em projetos desenvolvidos e tem a terceira melhor educação do mundo, perdendo para China e Japão. Também é dona da POSCO (Pohang Iron and Steel Company) a terceira maior produtora de aço do mundo, símbolo de orgulho para os sul-coreanos, é peça fundamental para o desenvolvimento do país, pois é responsável na produção automobilística e naval do país.  Enquanto isso na outra Coreia, apresenta-se uma situação totalmente contrária do que se vê na sua irmã Capitalista. A Coreia do Norte é o único país que tem a sua economia totalmente fechada para o mundo, tendo somente relações com a China e a Coreia do Sul. Sua relação com esses países acaba sendo mais subsidiaria em vez de uma livre iniciativa de comércio. A sua relação com a China trata-se de exportar material bélico aos chineses, e em troca, eles dão suprimentos parar suprir a necessidade do sua população norte coreana, pois vivem um racionamento de alimentos lá, pelo fato de não ter verba para lidar com as necessidades básicas da população. Com a Coreia do Sul, existe ainda uma tentativa de ter uma relação. Os sul coreanos dão alimentos para os norte coreanos, e em troca eles querem construal o complexo industrial de Kaesong, algo que aumentaria a economia do norte, mas ainda existe uma resistência acerca. Pode-se dizer que o fato mais capitalista da Coreia do Norte foi a criação de um celular com tecnologia Android para ser suprir a falta de tecnologia moderna dos cidadãos. Mas algo que continua como um dos melhores do mundo, é o sistema militar e poderio bélico dos norte coreanos, sendo o 6° do ranking dos exércitos mais fortes do mundo (Coreia do Sul em 9°), algo de orgulho para os coreanos do norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com