TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diplomacia Brasil e Chile

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

                              A diplomacia Brasil-Chile

Hiago Olegário

Lucas Kryzanovski

Victor Viscardi

William Ordonis

Resumo:

No ultimo século as relações exteriores passaram a ter uma grande importância para todos os países, com Brasil e Chile não foi diferente. Ambos os países tiveram uma historia parecida em sua construção diplomática. Este paper analisa e compara a história e atual corpo diplomático entre ambos os países.

Palavras chave: Brasil, Chile, Diplomacia, História, Corpo diplomático.

Abstract: In the last century foreign relations have gained great importance to all the countries, with Brazil and Chile was not different. Both countries had a similar story on its diplomatic building. This paper analyzes and compares the history and actual diplomatic corps between the two countries.

Key words: Brazil, Chile, Diplomacy, History, Diplomatic corps.

Introdução:

Tanto no Brasil quanto no Chile a historia da carreira diplomática é algo recente, em ambos os países seus cursos oficiais para diplomatas foram apenas formalizados na nas décadas de 50(Brasil) e 60(Chile). Nos tempos modernos a diplomacia é uma área em constante expansão, cada vez mais vemos acordos sendo oficializados, visando prosperidade para diversos países, organizações auxiliando países necessitados com ajuda de maiores e também uma busca para crescente da paz.

O Instituto do Rio Branco:

O instituto do Rio Branco é a escola brasileira de diplomacia. Criada em 1945 homenageando o centenário do nascimento do Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Junior), que praticamente iniciou as relações diplomáticas do Brasil no século XX e sua grande contribuição foi a consolidação das fronteiras brasileiras da época.

Desde 1946, de forma ininterrupta e anual, ocorre o concurso de admissão a carreira de diplomata. Durante sua história o concurso oferecia de 30 a 35 vagas anualmente, porém desde 2006 foram criadas 400 novas vagas para a carreira e em 2012 foi aprovada a lei que amplia, novamente, o número de vagas em mais 400.

A prova é dividida em três fases, todas eliminatórias e classificatórias. A primeira envolve disciplinas como: Língua Portuguesa, História do Brasil e Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de economia, direito interno e internacional publico. A segunda fase é apenas sobre Língua Portuguesa. Na fase final são provas discursivas e objetivas contendo as disciplinas: História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de economia, direito internacional publico e interno, Língua Espanhola e Francesa.

Após aprovados o Rio Branco oferece além do curso de formação, curso de aperfeiçoamento em diversas áreas e o curso de altos estudos que também aprimora seus conhecimentos. Geralmente o curso é freqüentado por ministros de primeira e segunda classe.

O curso de formação é o único obrigatório e tem duração de três ou quatro semestres e carga horária integral. Em seu ultimo semestre o aluno além das aulas faz estágio em alguma área da Secretaria de Estado das relações Internacionais.  No curso de formação o aluno estuda diversas matérias como:

Economia, Diplomacia Consular, Direito Internacional publico, Direitos Humanos, História, Organizações Internacionais, Política Internacional e Externa e Línguas: Árabe, Chinês, Russo, Espanhol, Inglês e Francês.

Após a formação no curso o diplomata segue para o ministério das relações exteriores ou também conhecido Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores:

Fundado em 1889 o MRE ou também Itamaraty é um órgão do poder executivo, responsável pelo desempenho e acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organizações internacionais. Segundo o site do MRE, o Itamaraty cobre vertentes políticas, econômicas, comerciais, financeiras, cultural e consular.

A estrutura institucional do MRE é composta pelo gabinete do ministro de estado e pela secretária-geral das relações exteriores, à qual estão subordinadas nove subsecretarias. O atual ministro de estado das relações é o embaixador Mauro Vieira. No exterior as repartições do Itamaraty são chamadas de “postos” e há três tipos de postos: Embaixada, Repartição Consular e Delegação. As embaixadas sempre estão localizadas nas capitais e tratam das relações bilaterais entre o Brasil e o país onde está instalada. A repartição consular é responsável principalmente pela assistência a brasileiros no exterior, podendo ser um Consulado Geral, um Consulado ou um Vice-Consulado e em países onde o Brasil apenas mantém uma embaixada, a mesma possui um setor consular. As delegações tratam de assuntos com órgãos internacionais como ONU e OMC.

Atualmente, segundo o site do mesmo, o Itamaraty possui 139 embaixadas, 53 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vice-consulados, 13 delegações e 3 escritórios.

Em 2014 o Brasil contava com 1581 diplomatas, 872 oficiais de chancelaria e 603 assistentes de chancelaria. (Itamaraty, 2015)

O diplomata ingressa à carreira no cargo de Terceiro-Secretário e poderá ser promovido a Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe. No exterior, os ministros de Segunda e Primeira Classe podem exercer função de Embaixador.

De acordo com o projeto de lei orçamentária divulgado no site do Senado para 2015, foi aprovado orçamento de aproximadamente 2,5 bilhões de reais para o MRE.

No Brasil todos os acordos internacionais só podem ser assinados pelo Presidente da República, o Ministro das Relações Exteriores e os Embaixadores chefes de missões diplomáticas no Brasil e no exterior. Além deles apenas autoridades autorizadas com uma carta de Plenos Poderes assinada pelo Presidente da Republica e referendada pelo Ministro das Relações Exteriores.

Além disto, para um acordo internacional entrar em vigor, o Presidente deve assinar um decreto que determina o cumprimento do Brasil, sendo está a terceira etapa, passando anteriormente pelo Congresso e tendo avisado seus parceiro(s) de tal acordo e os parceiro(s) confirmarem o acordo.

Academia Diplomática de Chile:

A escola de diplomacia Chile também conhecida como Academia Diplomática Andrés Bello foi fundada em 1954 e homenageia o ex-subsecretário de Relações Exteriores Chileno. Em 1963 se tornou uma repartição do Ministério de Relações Exteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com