TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Dissertações: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer, entender e aprimorar os conhecimentos sobre a Constituição Brasileira e sua composição, bem como a relevância dos princípios e regras constitucionais, de acordo com opiniões de diversos doutrinadores, como José Afonso da Silva, Raul Machado Horta, Robert Alex, entre outros.

No formato de perguntas e respostas, estudaremos as espécies de normas que compõe a Constituição Brasileira, sua estrutura e organização; entenderemos o Preâmbulo, os princípios, as regras, assim como o ADCT (Ato das disposições constitucionais transitórias), suas importâncias, opiniões doutrinárias e jurisprudências relacionadas ao assunto.

Assim, o presente trabalho compõe-se além desta introdução, de perguntas e respostas relativas ao tema, e conclusão.

A metodologia utilizada foi consulta ao material de estudo disponibilizado no portal, explicações do Prof. Daniel em sala, anotações no caderno, e diversas pesquisas em sites especializados no assunto.

1. A Constituição é composta por quais espécies de normas?

De acordo com “José Afonso da Silva”, bem como pela doutrina majoritária e Jurisprudência do STF, as normas constitucionais são classificadas em três categorias distintas:

NORMAS DE EFICÁCIA PLENA

NORMAS DE EFICÁCIA CONTIDA

NORMAS DE EFICÁCIA LIMITADA

2. O que se entende por princípios e regras constitucionais?

Princípio é norma que expressa os valores mais altos da sociedade, integrado na ordem constitucional, orienta todas as demais normas e regras do ordenamento jurídico. Os princípios adotados pela Constituição Brasileira impõem-se toda a ordem infraconstitucional, que deve segui-los em tudo.

Os princípios tem conceitos mais abrangentes, tendo como característica a falta de precisão e a generalização lógica, servindo essencialmente para nortear a atividade legislativa e interpretativa.

Já as regras constitucionais são aquelas aplicáveis a situações concretas, produzindo conseqüências jurídicas para aquela situação exclusiva.

3. Qual o principal traço distintivo entre os princípios e as regras constitucionais?

A distinção entre princípios e regras constitucionais tem como base a estrutura normativa dos preceitos que integram a parte dogmática das constituições, com enormes reflexos na sua interpretação e aplicação.

4. Existem normas constitucionais superiores a outras dentro do próprio sistema?

Explique.

Não. Excetuando-se a emenda à constituição, essas normas jurídicas estão no mesmo nível hierárquico. Não há subordinação entre elas. Diferenciam-se entre si pela matéria e pela forma do processo legislativo. Assim, havendo um conflito entre tais leis há de se avaliar qual delas extrapolou os limites de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com