TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Trabalho

Exames: Direito Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 4

A administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos em busca de objetivos numa determinada entidade, e no mundo globalizado faz-se necessário e de extrema importância ter um conjunto de conhecimentos para que a organização continue competitiva no mercado.

Conforme Chiavenato (2000),

a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece.

Nesse sentido, é necessário que o administrador ou empresário tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode obter resultados eficazes desde que esses métodos sejam aplicados.

Stoner (2004) afirma que “planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites.”

No que se refere à liderança, Stoner (2004) também ressalta que “significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.”

Como exemplo do uso do planejamento tem-se a empresa de fabricação de panelas, citada no texto 1, onde o empresário investiu capital próprio não só para a montagem do negócio – o que inicialmente, é muito importante, pois, não há dívida gerada com bancos – como também para o pagamento da mão de obra, o que também mostra controle na gestão dos custos.

Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”.

Um bom empresário sabe que a globalização reduz fronteiras e o aumento da concorrência é inevitável no contexto atual, e com isso, as organizações contemporâneas necessitam cada vez mais tentar garantir a sua sobrevivência; desse modo, ainda usando como exemplo a empresa do texto 1, a mesma mostra estar atualizada com as mudanças do mercado, pois, procura sempre investir na qualidade dos produtos para atender satisfatoriamente a necessidade dos seus clientes.

No texto 2, é visivelmente notável e evidente todas as iniciativas do empresário da linha de cosméticos, que mesmo sem capital próprio para a abertura do negócio, estruturou de modo inteligente, mesmo que ousado, toda a sua vasta experiência empreendedora em multinacionais, para inovar o mercado sem medo de arriscar.

A entidade também deve exercer corretamente a função de controle, pois, estando inserida no mercado, está sujeita ás influências do dia a dia empresarial, as variáveis econômicas também conhecidas como variáveis macroeconômicas que influem como um todo na economia do país.

Dentro das empresas, algumas dessas variáveis exercem influência maior como a inflação, os juros e o salário; já no que se refere a economia do Brasil, além dos juros, destaca-se também o câmbio.

Para uma melhor compreensão, far-se-á uma hipótese de que falte o controle das variáveis macroeconômicas por parte do governo; os empresários perderiam a competitividade porque seriam obrigados a elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

As ações tomadas pelos governos, rapidamente influenciam no mercado financeiro, que por sua vez afetam não somente as empresas que atuam nesse segmento, mas a economia global.

Nas análises macroeconômicas, os economistas procuram compreender e projetar as tendências gerais da economia. Para isso é fundamental dispor de dados agregados precisos e estabelecer corretamente as relações entre essas variáveis.

Portanto, a hipótese citada anteriormente, evidencia que, estar atento as variáveis econômicas que refletem as condições de mercado e exercer corretamente as funções administrativas dentro da empresa, possibilita ao administrador ou empresário impedir devidos impactos negativos nos orçamentos e estar menos vulnerável no mercado, que sem dúvida, é um cenário complexo e cheio de incertezas.

E, para manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com