TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED Unip PO

Casos: ED Unip PO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa Operacional (P.O.), enquanto nome, constitui numa expres-são ainda pouco conhecida, principal-mente no Brasil. Suas aplicações, por outro lado, já se fazem presentes até mesmo no cotidiano de pessoas comuns, seja através do disposição em filas únicas nas agências bancárias, seja no agendamento de consultas em clínicas e hospitais, seja no planejamen-to das mãos de direção no trânsito de uma cidade. Vamos nas linhas seguintes tentar traçar um panorama geral de seus elementos e de seus objetivos.

Até 1950, a Pesquisa Operacio-nal era utilizada apenas na área militar, quando os generais americanos e ingle-ses planejavam a disposição de seus exércitos de ataque e de defesa com finalidades de otimizar as conquistas com a menor baixa de homens possível. Obviamente que isso era conseguido graças a um planejamento minucioso e matemático das ações das tropas. Daí, começaram a modelar a realidade das forças armadas com elementos mate-máticos, o que resultou em alguma complexidade. Paralelamente, desafios eram colocados para os profissionais da área de exatas, como engenheiros, matemáticos, físicos, administradores, contadores, etc, no sentido de desen-volver procedimentos numéricos e lógicos que resolvessem determinados problemas. Estes procedimentos, hoje em sua maioria informatizados, compõem o que chamamos de Pesquisa Operacional.

Não foi muito difícil criar adap-tações para as áreas não-bélicas dos procedimentos anteriores, sendo que hoje a Pesquisa Operacional (P.O.) encontra aplicações em diferentes campos como a agricultura, a indústria, a administração pública, o trânsito, a mineração, nos hospitais, entre outros. “Não existe situação em que sistemas humanos ou sistemas homem-máquina realizem trabalhos e a P.O. não possa ser utilizada para assegurar a eficácia dos aspectos de programação daqueles trabalhos.”

Neste capítulo, apresentaremos algumas técnicas de P.O. que são as seguintes:

• Programação Linear;

• Teoria de Filas;

• Estatística Aplicada;

• Teoria da Decisão;

• Teoria dos Jogos;

• Jogo de Empresas;

O objetivo deste capítulo é o de apresentar resumidamente os princípios de cada uma delas, delineando suas funções e procedimentos utilizados para que as mesmas sejam desempenhadas. Pretende-se que tais técnicas sejam estudadas em pormenores nos capítulos que se seguirão.

Programação Linear

Trata-se da técnica mais ampla-mente utilizada da P.O.. A dificuldade maior desta técnica foi, sem dúvida, a de caráter operacional, isto é, dificul-dade em se criar e de se aplicar proce-dimentos matemáticos seqüenciais  os algoritmos. Felizmente, em 1947, o matemático George B. Dantzig criou um algoritmo batizado por Simplexo e este é usado até hoje pelos programado-res de computador. No ano passado, em 1998, eu mesmo cheguei a desenvolver um programa (o JC Simplexo 1.0) que resolvia problemas de P.L. (Programa-ção Linear) de até 5 variáveis e 10 restrições. Depois disso, descobri que o MS Excel vinha com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com