TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Monografias: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Unigranrio

Disciplina: Fundamentos Históricos Teorico-Metodológico de Serviço Social

Sexualidade na escola

Em matéria publicada no jornal O Globo do dia 14/09, com o título acima, podemos verificar o grande desafio para os educadores modernos enfrentar o problema da educação sexual de crianças e adolescentes nas escolas publicas ou privadas de nosso país.

A maior dificuldade parece ser a falta de professores devidamente qualificados para abordar a matéria. Em tempos onde a Internet e a globalização das informações estão cada vez mais acessíveis a todos, fica claro que essa geração não se preparou ao longo dos anos para enfrentar o problema.

Aliás, o problema agrava-se pela falta de estruturas familiares que também não oferece a esses jovens e adolescentes orientações especificas sobre o assunto. Em suma, o sexo apesar de ser a fonte da vida, continua sendo um tabu difícil de ser abordado por pais e educadores.

Em algumas religiões, no entanto, continua sendo um tabu, ainda mantêm uma linha moral restritiva nas questões da sexualidade, principalmente em relação a qualquer atividade sexual que fuja do propósito da reprodução como, por exemplo, o sexo antes do casamento, o uso de anticoncepcionais e a masturbação. Quando não se consegue atendê-la, muitos ainda sofrem, sentindo o peso da condenação do pecado ou da discriminação social e religiosa.

Conforme diz a matéria vivemos em mundo erotizado e a mídia aproveita-se intensamente desse momento, e a nossa juventude está à mercê de toda essa propaganda sexual difundida em todos os meios de comunicação. Aliás, programas que não tem o menor pudor ou preocupação com as consequências sobre como tudo isso será absorvido por nossa juventude.

A internet, com toda a sua eficiência torna-se uma ferramenta que tanto ajuda quanto atrapalha. E nesse ambiente que muitos de nossos jovens estão procurando informações sobre assuntos como: comportamento sexual, utilização de métodos contraceptivos, etc. o problema é que nem toda informação postada na internet tem cunho pedagógico e confiável, levando nossa juventude muitas vezes ao erro e o que é pior, às vezes com consequências que perduraram para o resto da vida, como a gravidez precoce e muitas vezes indesejável naquele momento.

Enquanto nas escolas a matéria é discutida no âmbito da biologia, nas aulas de ciências, nossa juventude inicia cada vez mais cedo sua vida sexual ativa. Sem informação e sem nenhuma estrutura, nossos jovens estão entregues à própria sorte, numa carência que nossas escolas não conseguem suprir.

A matéria chama a atenção sobre a necessidade de que o tema seja abordado nas varias disciplinas e num espaço único sobre a sexualidade. Temáticas como, gravidez na adolescência, masturbação, homossexualidade, iniciação sexual, pornografia, erotismo e outras são exemplos de questão que demandam espaço próprio para serem refletidas e discutidas, diz um trecho da matéria.

A matéria também relata a dificuldade que os pais encontram para abordar o assunto. Não podemos nos esquecer que esses pais também não foram orientados durante a sua juventude, sendo assim é natural que eles tenham essa dificuldade.

Portanto precisamos que se criem mecanismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com