TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Trabalho Universitário: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

1) Aponte e explique os principais fatores que geravam uma tendência à superprodução de café no Brasil, no período que antecede a crise de 1929?

A produção de café era a principal fonte econômica do Brasil. No século XX haviam muitas políticas que incentivaram a produção com disponibilidade de credito para a abertura de novas terras para o cultivo, resultando em uma enorme quantidade de cafeeicutores produzindo mais que o necessário. Em 20 anos quadriplicou a plantação de café no pais (o governo estava investindo em transporte com estrada de ferro e expansão marítima alem da facilidade de mão de obra) enquanto o mercado consumidor (exterior) passava por uma crise e em consequência diminuía o consumo. Com a superprodução ocasionou uma queda brusca nos preços e uma séries de complicação econômicas.

2) Qual a principal conclusão que se pode extrair do debate entre choques adversos e industrialização induzida pelas exportações, acerca do processo de industrialização do país?

A industrialização do Brasil nos anos de 30 gerou uma polêmica entre Furtado e Pelaéz.

Segundo Furtado a principal atividade do país era a agroexportadora; Com a queda do preço do café e a crise que se estendia nos anos 30 fez com que os produtos exportados aumentassem de preço, assim forçando o Brasil a se voltar para produção interna para baratear custos. Com a chegada da industrialização as atividades agroexportadoras caíram e deixaram de ser a principal fonte econômica ocasionando um descolamento do centro econômico.

Pelaéz por outro lado, defende que quando o café estava sendo supervalorizado, aumentaram as dividas. Com a valorização cambial, ficou mais barato a compra de maquinas e equipamentos, dando inicio ao nascimento da industrialização.

Concluindo que ambas as teorias levam a analise da industrialização teve seus primeiros passos dos lucros da produção cafeeira, porém quando ainda era lucrativo não havia investimentos para outras atividades.

5) Apresente e explique os principais argumentos da teoria de Celso Furtado sobre o modelo brasileiro de desenvolvimento.

Celso Furtado se origina no nordeste se conscientiza para o problema de subdesenvolvimento e, por consequência, das desigualdades dos ritmos de desenvolvimento entre os territórios. Furtado consolida sua formação teórica e sua capacidade de interpretação do subdesenvolvimento como uma questão histórico-estrutural.

A obra se concentra na análise dos três grandes ciclos e atividades: açúcar, no Nordeste; ouro e diamante, em Minas Gerais, em Goiás e no Mato Grosso; e café no Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo). Além do próprio efeito dessas atividades e, os efeitos de expansão e a precariedade deram origem a movimentos de ocupação territorial, configurando o mapa regional brasileiro.

Nesse sentido, pode-se concluir que a interpretação do desenvolvimento brasileiro, contida na Formação econômica do Brasil, pode ser lida como efeitos e dos resultados da dinâmica econômica e populacional sobre a dinâmica territorial do País.

7) Explique o significado da expressão “milagre econômico” e apresente os principais fatores internos e externos que concorreram para que tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com