TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Monografias: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

1- Em que sentido a doutrina liberal surge como pensamento econômico e oposição ao mercantilismo?

R: É por faltar o apoio e a ortientacão da teoria aos seus varios sistemas, nao puderam estes adaptar-se `as novas condicoes da evolucao economica do seculo XVIII, estando assim, fadados a desaparecer ,definitivamente.

2- Como se configurou a ordem natural defendida pela fisiocracia. Como essa ordem se configura no tableau economic?

R- Os séculos XVII e XVIII foram muito promissores para as ciências econômicas. Foi neste período que começaram a surgir os grandes pensadores e estudiosos que viriam a formular teorias que tentavam explicar a realidade econômica da época partindo da observação da realidade que vivenciavam.

Neste contexto, surge a Escola Fisiocrática, com origem francesa e que defendia a existência de uma ordem natural, com base na qual a sociedade deveria ser organizada. Os fisiocratas acreditavam que somente a agricultura é que poderia gerar um excedente e assim formularam suas teorias partindo do princípio da agricultura como centro da geração de riqueza na sociedade.

Uma grande evidência do destaque dado pelos fisiocratas à agricultura é o seu Tableau Economic, em que mostravam através de um diagrama a distribuição da renda pelas três classes da sociedade, sendo que no final a renda retornava aos proprietários de terras.

3- Em que constitui a noção de ordem providencial defendida pelo fisiocrata?

R: se constitui da seguinte forma: A liberdade passa a ter maior atenção, sendo, a base do progresso econômicoe social. Ela é quem tras a eficassia do direito de propriedade com ele é que surge a abundancia de produtoa a relação "bom preço". Surge ai a livre concorrencia, onde os produtos ganham novos caminhos. Temos aqui a noção de harmonia entre os interesses individuais: onde lei que vinga é a de que se deve obtewr o máximo de sua satisfação, com o mínimo de despeas. Essa seria a econômia perfeita.

4- O que é considerada como fonte de riqueza pelos fisiocratas e como essa riqueza circulava no sistema econômico diante da proposta presente no tableau economic?

R: Afirmavam que a agricultura era a única fonte de riqueza, pelo que devia ser tributada apenas por um imposto único e é dele também o conceito de "capital fixo" e "capital circulante" e a noção de que o capital deve constituir uma reserva de riqueza a ser acumulada antes da produção; considerava que a poupança era potencialmente prejudicial porque, não aplicada, podia perturbar o equilíbrio do fluxo de pagamentos.

Hoje é claro que O Tableau Economique representou um grande avanço para o pensamento económico, pois já continha em si as origens das ideias modernas sobre a circulação da riqueza e a natureza das inter-relações na economia. Defendiam o comércio livre.

5- Quais as aplicações da ordem natural e providencial na esfera econômica?

R:“A ordem natural é a constituição física dada por Deus ao universo”. Os fenômenos econômicos se dão de forma livre e regida por leis naturais.

Fisiocracia A Noção De Ordem Providencial É determinada e inspirada pela providência, que seria o próprio Deus. A noção de ordem providencial está ligada a ideia de liberdade. Direito de propriedade foi colocado em pratica. A relação “bom preço”

Fisiocracia Livre concorrência, Aumento do “produto liquido” Noção de harmonia essa seria a economia perfeita.

Fisiocracia Aplicações De Ordem Natural e Providencial as aplicações na esfera econômica as aplicações na esfera política.

6- Quais as ideias fundamentais do pensamento liberal no âmbito da economia?

R: Para serem produzidas todos efeitois da ordem natural e providencial é essencial a liberdade.

Liberdade para o homem exercer a sdua atividade como acreditar ser a mellhor maneira liberdade de trabalhar e também de não trabalhar de conservar o produto do seu trabalho, e dele se disporem, liberdade de vevder o produto de seu trabalho e adiquirir o dos outros. Pois os fisiocratas acreditavam que a liberdade gerava bom preço.

7- Como se configura a formação da riqueza das nações dentro de um sistema de liberdade natural segundo o pensamento de Adam Smith?

R: A Riqueza das Nações pode ser considerada como a origem do estudo da Economia. Nesta obra, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas e autodestrutivas. Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.

8- Como está delineado o papel do estado e do mercado nas propostas de Adam Smith?

R: Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu “auto interesse”“.

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.

9- Em que se consistiram os ensaios sobre a população desenvolvida por Malthos. Quais os argumentos que fundamenta a não ocorrência da explosão demográfica até em tão.

R: como Primeiro ensaio e Segundo ensaio:

"Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com