TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Econômia Brasileira

Dissertações: Econômia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  2.748 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário 1 – Plano de Metas.

Caracterize, em linhas gerais, o Plano de Metas.

R: O Plano de Metas é considerado um caso bem-sucedido de formulação e implementação de planejamento estatal. Consistia em amplos projetos estatais de infraestrutura como a indústria automobilística, construção naval e construção aeronáutica; utilizando de capitais grandes somas de investimentos privados de origem externa e interna.

Pode-se afirmar que a implementação do Plano de Metas foi bem sucedida? Por quê?

R: O Plano de Metas é considerado um caso bem sucedido, já que suas principais metas foram alcançadas. Houve um grande crescimento industrial e Brasília foi construída.

Explique o tripé em que se apoiou a estrutura industrial brasileira a partir do Plano de Metas.

R: O crescimento industrial estava estruturado em um tripé formado pelas empresas estatais, capital privado estrangeiro e capital privado nacional.

Qual foi a importância do capital estrangeiro no Brasil a partir do Plano de Metas? E do capital estatal?

R: Foi um suporte para o Plano de Metas, porque financiava os gastos públicos e privados com expansão dos meios de pagamentos de credito via empréstimos.

O desenvolvimento industrial durante o período do Plano de Metas estava estruturado em um tripé, constituído por empresas estatais, pelo capital privado nacional e pelo capital estrangeiro, sendo este ultimo o agente mais importante. As empresas multinacionais passaram a dominar os setores mais dinâmicos da economia brasileira, como bens de consumo duráveis e bens de capital. Em contrapartida, a produção de bens não duráveis ficou a cargo das empresas privadas nacionais. Houve, neste período, uma clara relação de subordinação do capital nacional em relação ao capital estrangeiro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questionário 2 – PAEG

Quais eram os principais objetivos do PAEG?

R: O PAEG mantinha os objetivos básicos dos discursos desenvolvimentistas: Retomada do desenvolvimento; havia aumento dos investimentos; estabilidade dos preços; atenuação dos desequilíbrios regionais; correção dos déficits do balanço de pagamentos.

Quais foram as principais transformações institucionais efetuadas pelo PAEG?

R: Instituiu-se o Banco Central e o Conselho Monetário Racional, o que permitiu a especialização do sistema financeiro, com divisão em financeiras, bancos comerciais e bancos de investimentos.

Pode-se considerar que o PAEG atingiu seus objetivos? Explique

R: Sim, apesar de seus custos, o plano reduziu a inflação para a faixa de 20% ao ano e executou um amplo conjunto de transformações institucionais para o grande crescimento econômico que se segu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com