TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eleciones En Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Eleciones En Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

Química Orgânica

“A Química Orgânica é em resumo a química da vida”

“O homem é uma ilha cercada de Química Orgânica por todos os lados”

Sumário

Introdução

A Historia da Química Orgânica

A Função da Química Orgânica

Funções Orgânicas

- Hidrocarboneto

- Alcanos

- Alcenos

- Alcinos

Cadeias Carbônicas

A Química Orgânica nos alimentos

Discussão

Conclusão

Referências Bibliográficas

Introdução

Queremos compreender o quanto é importante o uso da Química Orgânica e mostrar que ela está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Queremos compreender as cadeias carbônicas e saber para o que elas servem e entender as funções orgânicas e saber onde podemos encontrá-las. Conhecer mais sobre a Química Orgânica nos alimentos e ficar ciente de tudo que ocorre na Química Orgânica.

História da Química Orgânica

Desde as primeiras décadas do século XIX, os cientistas acreditavam que muito dos compostos orgânicos era a partir de organismos obtidos por vegetais e animais. Eles acreditavam nessa hipótese, porque as pessoas antigamente tiravam corantes das plantas para tingir suas roupas ou para fermentação de bebidas.

Carl Wihelm Sheel isolou ácidos do leite, da uva e do limão, a glicerina da gordura e a uréia da urina, assim em 1777, Bergam definiu que as químicas orgânicas são compostas existentes nos organismos vivos e a inorgânica é a química dosminerais. Lavoisier analisou que em todo composto químico havia a presença de carbono.

A Química Orgânica ajudou e influenciou no avanço e na evolução do homem na história da humanidade.

A função da Química Orgânica

A Química Orgânica resume em identificar essas reações, como elas se realizam e suas possíveis aplicações na síntese de compostos.

A Química Orgânica está em muitos lugares onde nem imaginamos. Um deles é nas roupas. Mesmo que sejam de substâncias naturais como a lã e o algodão ou substâncias sintéticas como o náilon e o poliéster que são feitas de compostos de carbono. Muitos materiais que tem na nossa casa e que nos protegem são orgânicos. A Química Orgânica também esta presente no combustível, na produção de tinta e sabão e até mesmo em medicamentos que pode salvar vidas são orgânicos.

Mas como salvam também nos causam problemas mais sérios. Os reagentes orgânicos que estão sendo despejado na natureza ao longo dos anos têm causado conseqüências mais sérias do que nos pensamos. Estão criando vários métodos que são melhores ao meio ambiente, como por exemplo, atraentes naturais de insetos, como os feromônios, são mais utilizados para atrair os insetos pra as armadilhas em vez de usar pesticidas.

Negociações internacionais estão sendo feitas para a substituição de refrigerantes e propelentes de aerossóis, que destroem a camada de ozônio da Terra por conta dos compostos orgânicos

O estudo da Química Orgânica é muito importante edifícil na medicina, porque nossos medicamentos são feitos a partir de substância orgânicas que reagem no nosso organismo. A Química Orgânica também ajuda a compreender como funcionam os órgãos internos e como eles reagem quando entra em contato com algumas substâncias, ajuda nas descobertas de medicamentos, é utilizada em fertilizantes, em plásticos e também atua na área da Biomedicina, Farmácia, Bioquímica e Biologia, entre outros.

Com a Química Orgânica foi possível achar as estruturas de substâncias de produtos de limpeza, de produtos para tingimento de tecidos e de remédios que eram feitos de fontes naturais. Com isso a estrutura já era conhecida e através da produção de compostos por meio de reações químicas, já era muito mais fácil e economicamente sintetizar uma substância, do que retirá-la de uma fonte natural.

Com as reações orgânicas podemos obter inúmeros produtos orgânicos, desde os mais simples até os mais complexos, que fazem parte do nosso dia a dia. Um exemplo é a vitamina C que possui a mesma composição, mesmo que ela seja produzida em laboratório ou extraída de fontes naturais.

Funções Orgânicas

Para uma cadeia carbônica fazer parte da classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.

Os químicos têm desenvolvido técnicas para sintetizar novas substâncias a partir da combinação edo rearranjo de cadeias carbônicas. Nos laboratórios eles modificam, removem ou acrescentando átomos ou grupos de átomos às cadeias e com isso conseguem produzir uma infinidade de substâncias orgânicas que são idênticas às encontradas na natureza ou totalmente inéditas. Essas substâncias que são descobertas em laboratórios se chamam substâncias organossintéticas, podendo encontrar em medicamentos (ácido acetilsalicílico), adtivos de alimentos (ácido benzóico (conservantes) e ácido ascórbico (antioxidante), plásticos (PVC e PET) e agrotóxicos (DDT e BHC) etc.

Nessa diversidade de substâncias orgânicas encontramos uma série de substâncias que tem semelhança em seus comportamentos químicos. Essas substâncias são classes químicas que são denominadas funções orgânicas.

Hidrocarbonetos

Compreendem substâncias com as funções orgânicas mais simples estudas em Química Orgânica. São constituídos apenas por átomos de carbono que são ligados a átomos de hidrogênio, sendo o petróleo sua principal fonte natural. As outras funções orgânicas têm em suas moléculas além do carbono e do hidrogênio átomos de outros elementos químicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com