TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Serviço social

Relatório de pesquisa: Estagio Serviço social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O Estágio curricular supervisionado de extensão é uma atividade curricular obrigatória do curso de Serviço Social que se configura a partir da inserção do acadêmico no espaço Sócio- territorial e tem objetivo capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional. É um excelente instrumento de integração do aluno ao mundo do trabalho, possibilitando o exercício prático do conteúdo estudado em sala de aula para o aperfeiçoamento técnico.

Essa atividade exige do acadêmico e futuro profissional de serviço social uma postura de superação da prática profissional e ética, incorporando aprimoramento técnico com desafios diferenciados a partir do estudo sócio- territorial da realidade, e das diferentes demandas encontradas pelas questões sociais relacionada à população.

Sabe-se que o serviço social surgiu como uma atividade social com basesdoutrinárias do que cientifico no âmbito de um movimento reformista conservador somente a partir do final da década de 70, identifica-se um efetivo esforço de setores da categoria profissional na perspectiva de ruptura com a herança conservadora.

Neste perfil traça-se então a realidade da comunidade do bairro Vila Irene no âmbito do serviço social para adquirir conhecimento territorial a fim de identificar quais problemas a comunidade vivencia, tal como colaborar com as autoridades competentes para resolução de tais situações. Também atingir satisfatoriamente o grau de observação exigido.

1 DESENVOLVIMENTO

O presente relatório de estágio1 de extensão tem como objetivo divulgar a realização da coleta de dados através de pesquisa territorial no bairro VILA IRENE, situado à região norte da cidade de Cáceres MT. A 240 km da capital Cuiabá a margem esquerda do rio Paraguai, principal rio formador do pantanal mato-grossense.

O bairro conta com média de 1.725 habitantes segundo dados fornecidos pelo atual presidente de bairro Senhor J.M. e um dos fundadores desde o início de sua formação duas ruas teve uma importância relevante para o mesmo. São estas: Avenida Pedro Alexandrino de Lacerda e Rua do Retiro: Que por muito tempo era referencia para algumas atividades de lazer como cavalgadas, e corrida de cavalo, e caminhões de boi.

Hoje o bairro com seus 57 anos, e uma população que teve influencias positivas na sua formação histórica, e cultural onde foram peças fundamentais em seu processo de desenvolvimento, o referido bairro segundo relatos dos moradores, que com suas lutas e idéias em conjuntas deu-se inicio a algumas atividades, como a construção de um barracão, que veio trazer para aquela comunidade um importante referencial, como local de encontros religiosos, e reuniões com a população.

Observa-se que todas essas lutas, fluíram grandes e importantes resultados para os moradores do referido bairro, daquelas famílias através dos trabalhos realizados dessas parcerias conforme relatos dos moradores ao longo do tempo foram surgindo varias outras ações para a melhoria do bairro.

0 bairro hoje conta com saneamento básicos, escola municipal, e creche, posto de saúde da família (PSF), possibilitando assim condição de vida para aquela população e o desenvolvimento do mesmo.

Sabemos que ainda podem ser feito muito mais para a melhoria e qualidade de vida daquela comunidade, através de programas sociais em parcerias com outras entidades. Observei durante as pesquisas que no referido bairro em especial no (PSF), POSTO DA FAMILIA, profissionais comprometidos com seu trabalho dentro das possibilidades oferecidas de atendimento, porém insatisfeito pelo espaço físico de não ser adequado para o devido atendimento.

Diante destas e outras situações procurei então as autoridades competentes do município para coleta dados que viesse a dar mais ênfase a esta pesquisa.

Segundo a prefeitura municipal de Cáceres através da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde foi realizado um trabalho de mutirão na coleta de lixo, onde o foco principal deste trabalho seria o não crescimento do mosquito da dengue, problema este que preocupa muito a atual administração.

A realização destes mutirões será realizado praticamente o ano todo e em todas as ocasiões de alerta. Segundo relato, é lamentável que boa parte da população ainda não tenha se conscientizado que a sua participação é fundamental para que se possa ajudar a controlar a dengue.

Os casos da doença estão sob controle neste momento, mesmo tendo verificados alguns casos notificados. A grande preocupação pode surgir agora com o fim da estiagem, período este considerado crítico em função do pico da temporada de chuvas.

A coordenador da Vigilância diz que a situação só não esta mais grave porque os agentes de saúde ambiental têm visitados casas e comércios notificando os imóveis onde são encontradas irregularidades. Nos últimos dias foram atendidas cerca de 40 denuncias de terrenos baldios, comércios e casas onde existiriam possíveis criadouros do mosquito. Segundo informou o coordenador, a maioria foi notificada e tomou providencia, e apenas um supermercado no Vila Irene foi multado.

Segundo informou ainda que, os agentes não estão distinguindo classe social ou bairro para aplicar as notificações. O exemplo é uma residência próxima a Rua da Maravilha, que pertence a um conhecido advogado da cidade. “Ele foi notificado e providenciou a adequação”, revelou acrescentado que os agentes não estão tendo tempo para respirar.

Em média são 80 notificações por semana. Após a notificação, os agentes retornam na semana seguinte para verificar se as medidas de adequação foram adotadas. Alguns brigam, chiam, reclamam, mas acabam cumprindo a determinação, principalmente quando são informados que o caso será encaminhado ao Ministério Publico”, completa.Segundo moradores do bairro Vila Irene, este trabalho realizado pela secretaria municipal de saúde em parceria com a secretaria de obras e exército brasileiro vem agradando e muito a comunidade local; pois vem contribuindo com a limpeza do bairro, fato este que, com a limpeza dos terrenos baldios além de ajudar a eliminar o mosquito causador da doença da dengue, vem acabar também com os esconderijos de malandros e bandidos diminuindo a violência na comunidade.

O bairro do Vila Irene assim como outros bairros do município de Cáceres, também vem sofrendo com outras deficiências tais como recuperação de asfalto, patrolamento de ruas dentre outras situações.

A associação dos moradores do Vila Irene em Cáceres, representada pelo seu presidente, solicitou à prefeitura municipal, que o material (aterro) retirado das ruas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com