TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ação Social

Exames: Estagio Ação Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  13.588 Palavras (55 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 55

ESTÁGIO SUPERVISONADO

RESUMO

O retrato da sociedade brasileira sofreu alterações ao longo dos anos. O Brasil que tinha há alguns anos uma população jovem é um país com evolução progressiva do percentual de pessoas da melhor idade. Fruto do aumento da expectativa de vida, das inovações tecnológicas e dos avanços da medicina, a atual conjuntura da população nos faz refletir. O que a melhor idade pode esperar? Segurança, Saúde, Dignidade, direitos fundamentais são oferecidos a nossos idosos?

O envelhecimento populacional e o aumento da longevidade no Brasil trazem muitos problemas que afetam a população idosa, como a manutenção de sua saúde e uma boa qualidade de vida. Passa então a existir uma preocupação ética com a qualidade dos programas dedicados a essa faixa etária. Atualmente, há uma grande necessidade de um novo posicionamento social ante essas questões, justificando a realização de uma reflexão sobre os aspectos éticos para o envelhecimento.

Estudo de natureza qualitativa, exploratória, descritiva, realizado no Município de Sete Lagoas-MG. A amostra compõe-se de estudos de famílias, residentes no Bairro Estiva, localizado no referido município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada, transcrita. A análise das informações seguiu os passos metodológicos: organização do material, classificação em categorias e análise final. Constata-se que familiares e idosos podem conviver harmoniosamente no ambiente domiciliar, mas também podem ocorrer momentos de conflitos e desentendimentos, o que favorece a ocorrência de maus-tratos.

Palavras-chave: envelhecimento; saúde; dignidade; família; relações familiares; conflito familiar; estudos observacionais; pesquisa qualitativa; epidemiologia descritiva; entrevista; Três Passos/RS

1 INTRODUÇÃO

Mesmo com o aumento da sobrevida da população humana, a vida é sempre um período finito. Esta finitude passa a ser mais contundente com a chegada da velhice. O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática às situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às doenças. Entre as perdas apresentadas pelo idoso, está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor. Existe então a necessidade crescente de se investir em programas e projetos que contemplem os aspectos da saúde do idoso, bem como a qualidade dos serviços prestados.

Foi no século XX que essas questões passaram a ser investigadas com maior entusiasmo. Constitui-se então as duas disciplinas voltadas a esses estudos, a Gerontologia e a Geriatria. A primeira voltada aos estudos da velhice, do envelhecimento e dos idosos, e a segunda, uma especialidade médica, centrada no tratamento das doenças dos idosos e da velhice. Esses estudos vêm se intensificando em todo o mundo, não apenas pelo simples interesse de alguns pesquisadores em desvendar os processos relacionados ao envelhecimento, mas também pelo aumento do número de idosos nas últimas décadas. Esse aumento é resultado do crescimento econômico, das melhorias na área da saúde e das descobertas no setor farmacêutico. Surge uma nova visão sobre a última fase da vida, na qual se lança a idéia de que é possível ter uma velhice com mais saúde, maior inserção na sociedade e com mais prazer.

A família também é considerada como um grupo de suporte social, para o qual os idosos referenciam maior possibilidade de satisfação. Os serviços de atendimento à população idosa devem ser rigorosamente supervisionados pelos Conselhos do Idoso e Ministério Público, a fim de que as entidades governamentais e não-governamentais possam ser responsabilizadas, caso os procedimentos realizados por elas não estejam em consonância com as Legislações Federal, Estadual e Municipal, direcionadas ao atendimento do idoso. Os idosos podem ser considerados referência cultural de todo um povo. Para a história, significa uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. É fato que a longevidade passará a ser um ganho quando as populações que envelhecem apresentarem melhores condições de vida, altos índices de satisfação e bem-estar subjetivo, além de melhor avaliação em relação aos indicadores objetivos e subjetivos envolvidos na qualidade de vida.

Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 32 milhões de pessoas, e a esperança de vida, a 70,3 anos. Nesse intenso ritmo de crescimento, em 2020 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos, com aproximadamente 32 milhões de indivíduos acima de 60 anos.

2 METODOLOGIA

Estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido na cidade de Sete Lagoas, Estado Minas Gerais, município que possui 227.571 habitantes, sendo que cerca de 21156 pessoas com 60 anos ou mais de idade, correspondendo a 9,3 % da população local.

A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com questões abertas, gravada em meio digital e transcrita na íntegra. Os sujeitos são familiares que coabitam seu domicílio com uma pessoa idosa, que residem no meio urbano do município e que aceitaram fazer parte da pesquisa.

Para a localização dos participantes do estudo, entrou-se em contato com a Secretaria Municipal de Ação Social, solicitando a mesma que fizesse um rastreamento das residências onde residem idosos com seus familiares, conforme cadastro na referida secretaria. De posse das informações, iniciaram-se as visitas domiciliárias, de modo que todos os setores geográficos da cidade fossem contemplados. Na ocasião havia a identificação da pesquisadora e apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com