TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio final de estagio serviço social

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  5.534 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

         MAYANA CARVALHO RODRIGUES  –  R.A: 375447

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ITAPIPOCA-CEARÁ

2015

[pic 2]

MAYANA CARVALHO RODRIGUES – R.A: 3645644

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

ITAPIPOCA-CEARÁ

2015

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO ............................................................................................. 4

I INTRODUÇÃO ...............................................................................................  5

II DESENVOLVIMENTO ...............................................................................  6

III CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................  8

IV REFERÊNCIAS ............................................................................................9

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:Mayana Carvalho Rdrigues

 Curso: Serviço Social

Telefone: (85) 992825152 e-mail: mayacarvalho@hotmail.com        

Nível do Estágio Supervisionado: III

Local de Estágio: Secretaria de Assistencia Social

Endereço:Rua Francisco Sales

 Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Andreane da Silva Ferreira

Carga Horária: 80h/ a

1

I – INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta e esclarece a definição do Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Serviço Social à Distância da Universidade Anhanguera Uniderp 7º Semestre. O mesmo tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, experiências concretas de vivência em seu futuro campo de trabalho e de atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social básica, preparando-os para atuar e desenvolver atribuições localizadas no âmbito da avaliação, elaboração e execução de políticas públicas, ou seja, trabalhar no estudo da realidade social, onde se insere a questão social, instrumento de trabalho do Assistente Social.

 A secretaria de Assistencia Social de Tururu tem como principal objetivo potencializar as famílias em seu contexto social e comunitário, a prevenção do ciclo de reprodução da pobreza, o fortalecimento do convívio sócio-familiar, a geração de renda e a garantia dos direitos sociais a população desamparada, por meio das políticas assistenciais de forma organizada e planejada, lutando contra as injustiças sociais, para promover a cidadania aos cidadãos, garantir uma vida digna e melhoria das condições de vida.

2

II – DESENVOLVIMENTO

Os estágios supervisionado I, II e III foram de suma importância para a articulação teórica/pratica,permitindo um processo educativo e formativo ao aluno estagiário,possibilitando ainda vivenciar o acesso ao exercício profissional e as relações de trabalho,o contato,a abordagem e a intervenção junto ao usuário dos serviços,a troca de experiências com o profissional de serviço social e de outras áreas.

Apresenta-se como uma das possibilidades mais criativas de articulação entre ensino/pesquisa e extensão, e, sobre tudo,para a formação crítica e de qualidade do estágio. É um momento que visa a integração do saber como fazer, trazendo assim em seu desfeche supervisão, revisão,experiência e um exame cuidadoso da realidade.As experiências vivenciadas nos estágios alargou-nos as fronteiras de conhecimento e proporcionou um entendimento amplo sobre as questões sociais e as variadas demandas que chegam ao profissional do Serviço Social.

No entanto Oliveira (2004) retifica que, por mais ampla que seja uma ação vivida na instituição/campo de estágio, ela não possibilita a aplicação de todo conhecimento teórico adquirido no decorrer do curso. Portanto o estagio é um espaço de aprendizagem do fazer concreto do serviço social. O Projeto de intervenção teve como objetivo Contribuir para melhorar as informações sobre o descomprimento das condicinalidades com o bolsa família  consequentemente esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Os resultados obtidos foram satisfatório. Houve questionamentos a respeito da prevenção e o uso de drogas. Podemos observar que os adolescentes tem um conhecimento amplo a respeito do uso abusivo de drogas e sobre as conseqüências de quem usa . Os jovens foram bastantes participativos em questão de debater conosco sobre esse assunto tão importante que é prevenir. Assim o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas positivas de trabalhos criativos e inovadoras que sejam capazes de concretizar. Um dos objetivos da profissão é de informação e inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com