TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Filosofia

Artigos Científicos: Etica E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

Como princípio básico para qualquer profissional em ambiente de trabalho temos: ser leal a empresa que trabalha; dar o máximo de si durante o expediente de trabalho; respeito com os outros profissionais dos diversos setores da empresa; sigilo total profissional; estar interessado nas normas das empresas; ser prestativo; ser humilde; ser responsável; ser otimista; buscar sempre aprender mais; fazer seus trabalhos com eficiência e eficácia; entre outros.

Atualmente é bem comum encontrarmos profissionais que assumem responsabilidade técnica de projetos de desenhistas e/ou “cadistas” sem mesmo conferi-los, são profissionais que chamamos de ''caneteiros'' simplesmente assina, empresta o nome, assume riscos, só para ter uma placa a mais de obra na cidade, simplesmente para agregar título ou ganhar dinheiro sem ter que fazer nada. Isso é uma das grandes ações antiéticas realizadas por profissionais da área de engenharia, agronomia e arquitetura. É importante ressaltar que desenhista não tem atribuição para elaborar projetos e executar obras, simplesmente operar o programa para transferir as informações para o Computador.

Cada projeto é único e intransferível, o desenhista nunca poderá reproduzir, ou mostrar para outro profissional, ou muito menos vendê-lo. Se fizer isto, estará quebrando sigilo, sendo desonesto, agindo de maneira ilegal, não estará cumprindo com as obrigações éticas.

Comentário:

Na minha opinião a ética na área de projetos está essencialmente relacionada ao comprometimento dos profissionais habilitados em garantir que, se a execução for exatamente o que foi proposto no projeto não ocorrera problemas nem durante e/ou após a conclusão da obra.

Consistindo em agir de forma coerente referente a confiabilidade desse projeto, principalmente em sua estrutura, visando o bom entendimento para o profissional que irá executar a construção. Os fatores essenciais em um projeto é ter em mente o bem estar e segurança das pessoas que vão usufruir do estabelecimento podendo ser uma residência, prédio, escolas, hospitais entre outros. Como material de apoio para o profissional em técnico em edificações e engenheiros civis existe os códigos de postura, de obra, sanitário – elaborados pelas prefeituras -, mostrando o bem estar referente a iluminação, tamanho, acessos das construções e toda necessidade para um maior conforto ao cliente final.

Também, o profissional deve projetar com fidelidade o escopo solicitado pelo cliente, não projetar algo que o mesmo não esteja habilitado ou não estudou o suficiente para projetar, ter responsabilidade com cada item projetado; ser honesto ao informar o prazo que o projeto será entregue, cumprir rigorosamente o prazo combinado, não se aproveitar da falta de conhecimento do cliente para lhe empurrar serviços que ele não necessita e cobrar um valor honesto para a realização do serviço.

Bibliografia/Fonte:

http://www.ifpr.edu.br/pronatec/wpcontent/uploads/2012/07/desenhista_construcao_civil.pdf (pagina 75).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com