TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão Materialista

Tese: Expansão Materialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

odemos ver pela figura quais são as principais formas de integração, dentre elas, temos:

a) Zona de Livre Comércio (ZLC): Neste tipo integração, ocorre apenas a redução/eliminação das restrições tarifárias e não tarifárias. O objetivo é permitir a livre circulação de mercadorias entre os países membros. Um bom exemplo deste tipo de integração são as discussões que envolvem a constituição da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA);

b) União Aduaneira: representa um avanço, pois além de reduzir as barreiras entre os países do bloco, ela introduz a criação de uma regra comum para tratar as mercadorias que vem de países de fora do bloco como, por exemplo, a Tarifa Externa Comum (TEC);

c) Mercado comum: é um novo avanço em relação à União Aduaneira. Este tipo de integração incorpora: a redução de tarifas entre os países membros, a TEC, e procura eliminar os entraves à livre circulação de fatores entre os países, em especial mão de obra e capital. O Mercosul se encontra neste estágio de integração e tem dificuldades em avançar.

d) União Econômica: Este tipo de integração inclui os avanços do Mercado Comum e propõe a realização de políticas macroeconômicas comuns, tais como a criação da moeda única para os países do bloco; Ex: União Européia.

e) Integração Econômica Plena: Este tipo de integração é o estágio mais avançado, ele inclui os avanços da união econômica e ainda propõe que as políticas econômicas e legislação sejam discutidas e unificadas. Haverá a criação de órgãos supranacionais que concentram as decisões econômicas e políticas dos países. Eles devem formar um grande e único país integrado por leis e regras previamente acordados.

Principais Blocos Econômicos: Nafta; União Europeia (UE); Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) e Mercosul (Mercado Comum do Sul).

LINK

Você pode ler mais sobre estes blocos no link:

http://blocos-economicos.info/mos/view/O_que_s%C3%A3o_Blocos_Econ%C3%B4micos/index.html

Outros grupos de países: existem outras formas de agrupamento de países muito conhecidos na atualidade, mas que não são blocos econômicos. Eles se agrupam com objetivos bem específicos e geralmente não envolvem países próximos geograficamente (como é o caso dos blocos econômicos). Dentre eles, citamos:

- G-7: grupo dos países mais ricos do mundo;

- G-20; grupo dos países em desenvolvimento;

- Bric´s: países de grande potencial de crescimento. Contituído por Brasil, Índia, Rússia, China e mais recentemente incuiu-se a África do Sul;

- Opep: grupo dos países produtos e exportadores de petróleo.

Agora que entendemos um pouco mais sobre os tipos de integração e estudamos um pouco os blocos econômicos, podemos estudar outra tranformação da economia na atualidade, a Globalização.

A globalização é um processo antigo que se inicia desde as explorações mercantilistas além fronteira de seus países procurando encontrar produtos novos para comércio, bem como vender seus produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com