TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A burguesia ignora os grandes pensadores - materialistas

Artigo: A burguesia ignora os grandes pensadores - materialistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

I. — Necessidade de estudar essa história.

A burguesia não gosta da história do materialismo, e é por isso que, ensinada nos livros burgueses, em inteiramente incompleta e sempre falsa. Empregam-se diversos processos de falsificação:

1. Não podendo ignorar os grandes pensadores materialistas, nomeiam-nos falando de tudo o que escreveram, salvo dos seus estudos materialistas, e esquecem-se de dizer que são filósofos materialistas.

Há muitos destes casos de esquecimento na história da filosofia, tal como é ensinada nos liceus ou na Universidade, e citaremos, como exemplo, Diderot, que foi o maior pensador materialista antes de Marx e Engels.

2. Houve, no decurso da história, numerosos pensadores que foram materialistas sem o saber, ou inconsequentes. Quer dizer, em alguns dos seus escritos, eram materialistas, noutros, idealistas: Descartes, por exemplo.

Ora, a história escrita pela burguesia deixa na sombra tudo o que, nesses pensadores, tem, não somente influenciado o materialismo, mas dado origem a toda uma corrente desta filosofia.

3. Portanto, se estes dois processos de falsificação não conseguem camuflar certos autores, suprimem-nos, pura e simplesmente. É assim que se ensina a história da literatura e da filosofia do século XVIII, «ignorando» d'Holbach e Helvétius, que foram grandes pensadores dessa época.

Por que é assim? Porque a história do materialismo é particularmente instrutiva para conhecer e compreender os problemas do mundo; e, também, porque o desenvolvimento do materialismo fere às ideologias que sustentam os privilégios das classes dirigentes.

São estas as razões pelas quais a burguesia apresenta o materialismo como uma doutrina que, congelada desde há vinte séculos, não mudou, quando, pelo contrário, o materialismo foi qualquer coisa de vivo e sempre em movimento.

Tal como o idealismo passou por toda uma série de fases de desenvolvimento, o mesmo acontece com o materialismo. Com cada descoberta que faz época no domínio das ciências naturais, é-lhe necessário modificar a sua forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com