TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia e Serviço Social II

1° ETAPA ATPS

Responder às questões a seguir e reservá-las para a montagem do relatório da análise do filme: “Tropa de Elite”

1. O que é cultura?

2. Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? Justificar sua resposta.

A cultura é o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro na sociedade.

Manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou através de outros suportes como imagens fotográficas e fílmicas.

O filme “Tropa de Elite” mostra que o Brasil é um país de desigualdades total. Enquanto uma pequena parte da sociedade é capaz de viver, mesmo que assustada, com alguma dignidade, uma enorme parte da sociedade vive uma situação terrível de pobreza e falta de tudo.

A violência é retratada tanto no imaginário, como no cotidiano, principalmente nas grandes cidades. O filme é uma forma de analisar mais profundamente o tema da violência, tráfico de drogas, corrupção e sua atual relação com situação do Brasil e o mundo do crime.

Fundamentos das Políticas Sociais

1° ETAPA ATPS

Elaborar, com base nas leituras realizadas e nos apontamentos desenvolvidos coletivamente durante a discussão, um texto de, no mínimo, três páginas, respondendo à seguinte questão:

No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política? Este texto comporá o artigo científico.

A Política denomina a arte da organização, direção e administração de um estado ou nação, e divide-se em Política externa e interna, derivada do grego e está relacionada com o que diz respeito ao espaço público.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como “ciência do governo dos estados”.

São várias as formas de exercícios de poder de um indivíduo sobre outro; o poder político é apenas uma delas. Como forma de atividade humana, a política está ligada ao poder.

Ocritério que acabou por prevalecer nos tratados do jusnaturalismo (direito natural) foi da legitimação, encontrado no cap. XV do Segundo tratado sobre o governo de Locke: o fundamento do poder paterno é a natureza, do poder despótico o castigo por um delito cometido, do poder civil o consenso. Estas justificações do poder correspondem às três fórmulas clássicas do fundamento da obrigação: ex natura, ex delicio, ex contractu.

Os critérios aristotélico ou jusnaturalista não permitem distinguir o caráter específico do poder político.

Os pathy escritores políticos não cessaram nunca de identificar governos paternalistas ou despóticos, ou então governos cuja relação com os governados se assemelhavam ora à relação entre pai e filhos, ora à entre senhor e escravos, e que não deixam, por isso, de ser governos tanto quanto os que agem pelo bem público e se fundam no consenso.

O elemento específico do poder político pode ser obtido das várias formas de poder, baseadas nos meios de que se serve o sujeito ativo da relação para determinar o comportamento do sujeito passivo. Assim, podemos distinguir três grandes classes de um conceito amplíssimo do poder.

É o que se vale da posse de certosbens, necessários ou considerados como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Consistente também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que os têm em relação àqueles que os não têm: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário. Quem possui abundância de bens é capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com