TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDamentos Da Economia

Casos: FUNDamentos Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 2

A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, a ordem econômica foram inseridas na carta magna da republica com o intuito de estabelecer uma regulação da atividade econômica do pais, com a analise dos princípios constitucionais proposto, houve a oportunidade de contemplar o estado, com elementos contemplador e normatizador das atividades econômicas cumprindo seu papel de fiscalizar, incentivar e planejar se direcionando ao sistema econômico, assim sendo não se pode deixar que a ordem econômica brasileira fundamenta- se em dois fatores principais a valorização do trabalho humano com o objetivo de garantir a forma digna conforme os preceitos da justiça social.

No respeito a dignidade humana, devem ser assegurados o acesso aos direitos sociais previstos no art. 6 da constituição federal que são educação, saúde , trabalho , lazer, segurança, previdência social, proteção maternidade e a infância, habitação e assistência aos desamparados. esses direitos devem está aliados aos direito de vida, à liberdade a cultura, a intimidade a vida privada e aos demais direitos que significa o homem espalhados por todo o texto constitucional.

A dignidade da pessoa humana e muito mais do que os direitos fundamentais,se não for para assegurar a dignidade humana, não há razão para existir estado. A dignidade da pessoa humana consta no estado democrático de direito como elemento fundamental, sendo assim e o principal fundamento de todo o sistema constitucional brasileira. A dignidade do ser humano, enquanto trabalhador que é, somente e conseguido com a efetividade desses direitos sociais, a valorização do trabalho humano possui destaque constitucional, e por isso o estado não pode prescindir sob pena de perder o status de estado democrático. E assim obtendo a garantia de um bem maior, que e tão falada dignidade do ser humano.

Considerando o que você leu nos artigos da Constituição brasileira, quais são alguns dos grandes desafios que a sociedade brasileira precisa vencer no que se refere aos trabalhadores, à produção, circulação e distribuição de bens gerada pela tecnologização?

O trabalho humano não deve ser visto apenas como um fator de produção, um mecanismo para produzir riqueza e diga- se diretamente ligado a dignidade humana, o mercado pode prescindir do trabalhado substituindo-se por capital, tecnologia, informação e sem trabalho o homem perde o referencial com a redução de pessoas no mercado empregadas, reduzem a proporção de consumo, o trabalho humano além de ser dignificante, e gerar riqueza possui outra finalidade econômica que e introduzir recursos financeiros no mercado de consumo, pois como dito quando se retira a oportunidade de trabalho de um indivíduo , a principio pode até representar, vantagem para o agente econômico, no entanto com o passar do tempo gerará desequilíbrio no mercado, em razão da não circulação de riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com