TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia articulações

Tese: Fisioterapia articulações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  Tese  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A Fisioterapia, como profissão da área da Saúde, tem em sua origem a característica reabilitadora inserida em suas práticas. Contudo, sua atuação estende-se à prevenção de doenças e à promoção da saúde de um indivíduo ou da coletividade, enfoque de disciplinas comuns a cursos da área, como é o caso da Saúde Coletiva. Também considerada campo de conhecimento, a Saúde Coletiva aproxima os olhares do futuro profissional aos aspectos humanos e sociais imbricados nas ações voltadas à saúde da coletividade, e que, por esse mesmo motivo, aproxima-se das demais Ciências do saber. Durante muito tempo, as pesquisas em Ciências Sociais relacionando-se à Saúde estiveram voltadas aos profissionais médicos, em detrimento dos demais profissionais de saúde. A articulação da Fisioterapia com as Ciências Sociais permite um olhar histórico-humano-social sobre as ações de saúde e da prevenção de doenças. Outra inter-relação da Fisioterapia é com a linguagem, permitindo-se o encontro com a realidade. É nesse momento, segundo Bakhtin (2002), que o sujeito se faz histórico. A ideologia que perpassa as ações em equipes, compostas de profissionais de saúde, pode ser desvelada por meio da análise de seus discursos, revelando os elementos constituintes de suas práticas profissionais e que possam estar impedindo as transformações do perfil de saúdedoença de uma coletividade. A ancoragem metodológica que permitiu a construção deste ensaio foi o Materialismo histórico e dialético, com base na teoria marxiana.

Palavras-chave: Saúde Coletiva; Ciências Sociais; Linguagem; Fisioterapia.

ABSTRACT

Physiotherapy, as a profession of the Health area, has, in its origin, the rehabilitation characteristic inserted in its practices. However, its activity extends to disease prevention and health promotion of an individual or of the collectivity. This focus is present in disciplines that are part of the courses in the area, as it is the case of Collective Health. Also considered a knowledge field, Collective Health provides the future professional with a closer look at the human and social aspects embedded in the actions directed to the community's health. For this reason, Collective Health has many interfaces with the other knowledge Sciences. For a long time, research in Social Sciences that was related to Health was directed at the medical professionals, which was detrimental to the other health professionals. The articulation of Physiotherapy with the Social Sciences allows a historical, human and social look at health and disease prevention actions. Physiotherapy also has an interrelation with language, allowing the subject to meet with reality. According to Bakhtin (2002), it is at this moment that the subject becomes historical. The ideology that pervades the actions of teams that are composed of health professionals can be disclosed through the analysis of their discourses, showing the elements that constitute their professional practices and that may be hindering the transformations in the health-illness profile of a collectivity. This essay was methodologically supported by historical and dialectical Materialism, based on Marx's theory.

Keywords: Collective Health; Social Sciences; Language; Physiotherapy.

Introdução

A primeira profissão conhecida na área da Saúde foi a Medicina, e na medida em que passou a se especializar e a se subdividir surgiram várias outras, dentre elas a Fisioterapia. Os fisioterapeutas foram chamados de paramédicos por algum tempo, passando à condição de técnicos em Fisioterapia como auxiliares médicos (reconhecidos no ano de 1963) e a profissionais de nível superior (1969), regulamentados pela Lei nº 6.316 de 1975.

A área da Saúde, sem deixar de comportar suas singularidades relacionadas à saúde e à doença, está contida em uma problemática social ampla, e a maneira de abordá-la implica em abrir-se à sociedade, às contradições, aos conflitos, às relações sociais, às desigualdades e às diferenças, impondo no plano de suas intervenções a intersetoriedade e a intermultidisciplinaridade.

Atualmente, as discussões em torno da formação e da atuação dos profissionais de Saúde, na universidade, surgem com a necessidade de estudar e trabalhar a Saúde em sua totalidade social. Muito tem se falado a respeito da Integralidade e da Humanização na assistência à Saúde, objetivando que os acadêmicos e os profissionais da área reconheçam o indivíduo/paciente como um todo físico-psíquico-biológico e social.

A Fisioterapia, como profissão de nível superior reconhecida e habilitada à prevenção de doenças, promoção e recuperação da Saúde, tem na sua formação as diretrizes curriculares cujo parâmetro é formar o profissional voltado à realidade social. Nesse sentido, há destaque para o campo de conhecimento chamado Saúde Coletiva, ofertado como disciplina nos cursos da área, e que possui, dentre outras tarefas, a articulação da Saúde com outras áreas de conhecimento, como as Ciências Sociais, o que de sobremaneira amplia o debate sobre essa problemática.

Os pesquisadores em Saúde Coletiva constroem a cada dia um sólido reconhecimento do campo, como espaço de atuação intermultidisciplinar. Esse campo ou área de conhecimento é considerado uma subárea das Ciências Sociais, pois articulados permitem a identificação dos aspectos sociais que permeiam a realidade apresentada e dessa maneira permitem também uma possibilidade de interpretação do homem, o sujeito de todo estudo e prática na Fisioterapia. Porém, esses estudos, que articulam a Saúde, por meio da Saúde Coletiva, às Ciências Sociais, são recentes e ainda mais recentes são os que se inter-relacionam com as Ciências da linguagem.

A linguagem é considerada uma das possibilidades de apresentar algum aspecto da realidade para os fatos materiais sociohistóricos e necessária para dar sentido à realidade. No trabalho em equipe de profissionais de saúde, os seus discursos, e mais especificamente as suas comunicações verbais, são determinadas social e ideologicamente, cujo objetivo final deve ser a efetividade da intervenção em Saúde. Este ensaio se apropria dos estudos do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, pois em seu pensamento a linguagem é concebida de um ponto de vista histórico, cultural e social que inclui a comunicação efetiva dos sujeitos e os discursos nela envolvidos.

Ao elaborar uma teoria enunciativo-discursiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com