TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fome

Projeto de pesquisa: Fome. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A fome é um problema mundial, ela esta inserida em todas as partes do mundo, isso significa que no nosso país também, as causas são diversas como: desemprego, pobreza, pessoas sem poder aquisitivo, flagelados, desnutrição, isto em algumas regiões do país causado pela seca.

O ato de comer é uma necessidade tão importante para a nossa existência, mas existem famílias que vivem em condições sub-humanas, como nos mostra o, filme Garapa.

Mesmo o Governo com seus programas tentam resgatar essas famílias através das políticas sociais, mas não é essencial, afinal sem uma nutrição adequada, as crianças não poderão desenvolver seu potencial máximo e os adultos encontrarão dificuldades em manterem ou expandirem o seu potencial.

É preciso garantir o acesso de todas a população, em todo o momento, a alimentos nutritivos e seguros, em quantidade suficiente para levar uma vida ativa e saudável.

A cidadania é construção cujo alicerce se faz com a formação da identidade e da auto-estima, da aprendizagem básica para uma convivência respeitosa, e da participação social ativa, com a efetivação da solidariedade, da justiça e da responsabilidade. ( falar sobre liberdade luterana, liberdade que se dá aos segmentos das leis.(regras)).

É acreditar que cada ser humano é agente da transformação da própria vida e do mundo em que vive. A cidadania é construção e conquista individual e de grupo, Nem sempre todos os seres humanos forma considerados iguais. Muitos movimentos sociais foram necessários para que chegássemos onde estamos hoje. Até poucos anos atrás, em muitos países mulheres e negros não tinham direito ao voto.

Porém, mesmo estabelecida a cidadania através da lei é preciso conquista-la do bem individual, e com a participação ativa na vida da comunidade, do Estado e no acompanhamento do trabalho de seus governantes, não se cresce como cidadão e nem se pratica a cidadania sem o conhecimento dos diretos e dos deveres que nos levarão a exercê-la plenamente.

Ser cidadão, ou praticar a cidadania, é ter consciência da própria liberdade de pensar, agir, ter, lutar pelo que deseja. Mas é também ter consciência de que, acima da liberdade individual está a liberdade social, ou seja, o respeito à liberdade do outro e ao bem coletivo. E para que a liberdade social ( polis - politica grega, liberdade de expressão nos rumos da cidade Estado) e o bem coletivo sejam respeitados, existem leis e regras que refletem as necessidades sociais. Essas leis, elaboradas por pessoas, representantes de vários segmentos da sociedade, norteiam os direitos e deveres individuais e coletivos. Dentre elas temos:

- A Constituição Federal;

- O Código Civil;

- As Leis do Trabalho;

- O Código Penal;

- As Leis de Trânsito;

- O Código do Consumidor;

- O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;

OBS ; cuidado para com as coisas da cidade(Estado) – coisas publicas

Entretanto todo o homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços indispensáveis.

Sonhamos com um mundo melhor a todo instante e, no entanto, o que estamos vendo é um enorme sinal de perigo: violência de vários espécies, doenças mais poderosas que os medicamentos, o meio ambiente ameaçado pela destruição das espécies animais e vegetais, associada à diminuição da água potável do Planeta, pelo ar poluído que respiramos, pelo emprego que está cada vez mais escasso, a fome e a pobreza, as desigualdades sociais geram desfavorecimento ou exclusão social, que é uma forma de levar o individuo a se afastar e se isolar da sociedade, sem poder exercer sua cidadania, gozar seus direitos ou cumprir seus deveres. A falta de acesso a oportunidades ( quais) oferecidas pela sociedade a seus membros é uma forma de exclusão social.(Como, por que, ) educação – qualificação profissional

A exclusão social atinge basicamente todas as áreas e setores da sociedade, bem como todos os gêneros e idades. Ela manifesta-se no mercado de trabalho, desemprego de longa duração, baixos salários, no acesso à moradia e aos serviços públicos de saúde, educação, iluminação e saneamento básico, no acesso aos bens públicos, onde a pratica da cidadania pressupõe atitudes éticas, o que faço pra minha família, para a minha cidade, para o meu país, estou fazendo para mim mesmo, pois a construção de nossa sociedade vem dependendo de cada um de nós e de nossas crenças, nossos costumes e a nossa cultura, que de acordo com WEBER, a cultura é uma teia de significados tecida pelo próprio homem, a qual orienta e dá sentido às suas ações.(fonte)

O filme garapa procura apresentar a forma como a miséria e a fome ainda hoje, protagoniza cerca de milhares de vitimas. Embora garantidos pela Constituição, nem toda a população brasileira consegue usufruir desses direitos. Essa distancia entre o que está assegurado em lei e o que ocorre na pratica do cotidiano é que muitas famílias brasileiras ainda convivem com o problema da insegurança alimentar grave, pois a questão da fome é claro, tem uma dimensão política.

Quando uma família não consegue alimentar seu filho, ele vai crescer com uma desvantagem competitiva com relação a outra pessoa. A tendência é que ele não consiga arrumar emprego e, quando tem filhos, os filhos dele também não se alimentaram adequadamente. É como um legado, uma herança ao contrario.

A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave numero de pessoas. Algumas influencias que interferem nesta questão são: clima, seca, as pragas de insetos, enfermidades das plantas, instabilidade política, ineficácia e má administração dos recursos naturais, invasões, o difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores rurais, pelos em terra ou pela população em geral, a relação entre cultura e alimentação, a religião.

A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano e cabe ao Estado assegura-lo. Para isto o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com