TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Logística

Tese: Fundamentos da Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos da Logística

Conceito: Com a Globalização a Logística está em permanente evolução, e cada vez mais as empresas através da logística procuram criar vantagens competitivas que permitam sobreviver à atual situação econômica. Até recentemente as empresas focavam as suas atenções no marketing, finanças e produção, o que é compreensível pois as empresas precisam de produzir e vender as suas mercadorias. No entanto as empresas precisam de compreender que, para alcançar o sucesso, a empresa precisa de estudar e investir nas atividades que ocorrem em todo o fluxo físico, e informacional desde a aquisição dos produtos, até ao cliente final.

Posso então dizer que a logística é a compra, a movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Os objetivos a alcançar são os de disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente certo ao preço justo.

Um sistema logístico é, essencialmente, um sistema de serviço. Servir bem é sempre um objetivo empresarial. Servir bem a baixo custo é, quase sempre, um sonho. A logística ajuda as organizações a alcançarem esse sonho.

Posso dizer que a importância da logística cresce à medida que os desafios do mercado aumentam, e no meu futuro como técnica de logística, tenho que conhecer acima de tudo as exigências do mercado, e dos clientes, o meu papel será sobre tudo ajudar nos processos de planeamento, organização, execução e controlo dos fluxos de materiais, desde a produção, passando pela distribuição até ao consumidor final.

No trabalho de grupo, o trabalho não foi fácil. Mesmo entendendo os conceitos da Logística, senti alguma dificuldade na estruturação e desenvolvimento do trabalho, e fizemos algumas pesquisas na internet, no sentido de nos ajudar a organizar o nosso trabalho.

Posso então concluir que a logística é mais do que apenas uma distribuição física. É mais do que a simples gestão de materiais, como se julgou ser no passado. É mais do que um simples (re) abastecimento. É tudo isso e mais toda a informação. Para juntar ambos os fluxos, físicos e informacionais.

Administracao de Materiais

Conceito: entende-se por Administração – gerenciamento, planejamentos, coordenação, execução, controle, etc. e por Materiais – todos os itens contabilizáveis que entram na linha de produção de uma empresa e outros produtos específicos, além de material de escritório, limpeza, etc.

A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.

A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.

Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final.

Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais (matéria-prima, produtos intermediários, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros).

Distribuicao e Transportadora

Conceito: Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor se o produto não está disponível na prateleira, independentemente de todos os outros fatores que influenciam a compra ,este não poderá ser comprado.

Conceitos iniciais

O processo de abastecer a indústria com matéria prima e componentes é denominado logística de suprimentos, já o ramo da logística que desloca os produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com