TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Ensaio: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Ensaio  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 (5,0 pontos)

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA.

Resposta 1

No primeiro contato com disciplina de geografia é possível perceber o interesse dos geógrafos em estudar o espaço, ou seja, a geografia está associada a uma porção específica da superfície da terra seja pela natureza, seja com referência ou a simples localização. Os geógrafos partem em geral do solo e não da sociedade, na qual o espaço é considerado como teatro das ações humanas, isso porque, a Geografia Social desenvolveu-se lentamente. Dessa forma, a formação socioespacial tem sido frequentemente relacionada a Geografia, resultado da interação dos modos de produção assumido pela sociedade em função das particularidades geográficas. A formação social compreende uma estrutura produtiva e uma estrutura técnica. Trata se de uma estrutura técnico produtiva expressa geograficamente por certa distribuição da atividade de produção, sendo as diferenças entre lugares resultados do arranjo espacial dos modos de produção particulares.

ALVES, Glória da Anunciação. Cidade, Cotidiano e TV (2005). Revista eletrônica: Caminhos de Geografia. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/index>. Acesso em 18 set. 2014.

Questão 2 (5,0 pontos)

Um mundo multipolar em blocos é uma tendência de estabilidade do Sistema Internacional contemporâneo. Neste sentido, aponte pelo menos 5 (cinco) destes possíveis blocos ou grandes países que fariam parte deste sistema, justificando a sua escolha. Você pode pesquisar em outras fontes além do livro didático e do EVA, citando as fontes utilizadas.

Mundo Multipolar

Nos anos 90 surge uma nova ordem, que pode ser definida como uma ordem MULTIPOLAR. Isso quer dizer que atualmente existem vários pólos ou centros de poder no cenário mundial. O mundo agora está dividido entre os Estados Unidos, Japão e a União Européia, liderada pela Alemanha, que concentram ao seu redor, países ou grupo de países; formando blocos econômicos. Por esse critério, o "Mundo Multipolar" está assim distribuído:

• BLOCO AMERICANO - liderado pelos Estados Unidos e que engloba os países da América;

• BLOCO EUROPEU - liderado pela União Européia, com destaque para a Alemanha, envolvendo a Europa Ocidental, parte da Europa Oriental e a África.

• BLOCO ASIÁTICO - tem o Japão com o país mais importante, e engloba o sul e sudeste asiático, além da Oceania.

5 principais blocos liderado pelos países citados acima:

UNIÃO EUROPÉIA

Formada por 15 países, é mais que um Bloco Econômico é uma Organização Supra Nacional, em que os países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com