TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao estrategica de negocios internacionais

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]  Atividade de avaliação a distância (AD)

_______________________________________________________________

Disciplina: Gestão Estratégia de Negócios Internacionais I

Professora:

Nome do Aluno(a):

Data: 03/03/2017

_______________________________________________________________

Orientações:

  • Realize as atividades propostas e depois envie para seu professor via Sala Virtual.
  • As respostas a esta atividade vão compor a sua avaliação a distância (AD).

_______________________________________________________________

Uma das principais decisões que deve ser tomada ao realizar o planejamento estratégico é sobre o posicionamento a ser adotado pela organização. Entre os tipos de estratégia de negócios estudados em nossa Unidade de Aprendizagem, qual traria maior vantagem competitiva para uma organização internacional, liderança de custo ou diferenciação? Por quê? Elabore um texto (de 20 a 40 linhas), observando a matriz de tarefa individual apresentada abaixo, considerando os seguintes aspectos:

ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

A palavra estratégia possui origem grega, strategos, que significa a ciência de ser general. É fundamental que as empresas sejam capazes de elaborar um planejamento estratégico amplo e sustentável que, se bem executado, resultará na criação de vantagens competitivas para organização, para que permaneçam no mercado gerando valor agregado e satisfação aos seus clientes. Expondo sobre a formulação de estratégia de empresas que se tornaram competitiva internacionalmente de maneira rápida e relevando os padrões internacionais de exigências, Rialp, Rialp e Knight (2005), por meio de um inquérito científico, propuseram alguns preceitos preconizados por essas organizações, a saber: (a) a consistência na base de uma empresa diante dos recursos intangíveis (que consiste basicamente em capital organizacional, tecnológica, relacional e humana recursos) pode ser da maior importância na geração de um nível crítico da capacidade de internacionalização da empresa; (b) que a capacidade específica da empresa de se internacionalizar pode ser considerada pelos seus ativos estratégicos (conhecimento tácito) e; (c) que o ambiente externo seja oportuno para a empresa (setor, distância geográfica, presença de redes internacionais).

Não é preciso destacar que o atual ambiente de negócios no qual as empresas estão inseridas é marcado pela grande competição, pela constante busca por diminuição dos custos, além de melhorias de produtividade e foco em resultado. De acordo com Porter (1996) quando uma empresa decide por internacionalizar suas operações deve relevar situações que diferem do mercado interno. O autor enfatiza que “estas diferenças estão relacionadas ao fator custo, às circunstâncias próprias dos mercados externos, às posições dos governos de outros países, às metas, aos recursos e à capacidade da empresa de supervisionar concorrentes estrangeiros”

        

A Estratégia multidoméstica é definida por sua grande agilidade na resposta das necessidades do cliente local e alguma diferenciação. Utiliza o modelo que fez sucesso localmente em escala global, através de franquias, subsidiárias ou joint ventures – associação de empresas para explorar um determinado negócio, sem que nenhuma das duas empresas se descaracterize. Exemplos de joint ventures são a Benq Siemens e a Sony Ericsson.Com relação ao custo, a estratégia multidoméstica não visa sua redução imediata. Exemplos de empresas que utilizam esta estratégia: Heinz, McDonald’s, The Body Shop e Hard Rock Cafe.

A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos e suas armadilhas. A maneira como os gestores abordam as oportunidades globais define a estratégia que elas utilizarão para comprar, produzir e vender nesta escala mundial. Enquanto algumas zelam por sua exclusividade e o apelo que a marca produz, outras visam alcançar o maior número possível de consumidores com custos cada vez mais baixos.

Em se tratando de maior vantagem competitiva para uma organização internacional, liderança de custo ou diferenciação, na Estratégia Transnacional as empresas atuam localmente, com rápidas respostas também locais para os problemas que enfrentam nos diferentes mercados. Elas movem materiais, pessoas e idéias entre diferentes países e mesmo entre continentes. Apresentam grande preocupação com a busca pelo menor custo possível, através de economias de escala na produção e do aprendizado das diferentes culturas onde atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com