TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo Dilma: Principais políticas e resultados alcançados nos dois anos iniciais do governo

Por:   •  1/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

Em 2011, Dilma Rousseff assumiu a presidência do Brasil e, durante seu primeiro ano de governo, manteve uma postura cautelosa com relação à política econômica. Uma vez consolidado seu primeiro ano de gestão com altos índices de popularidade, a segunda fase foi iniciada, quando então a presidente expôs seu lado desenvolvimentista. Seu discurso em ocasião das festividades de 1º de maio – dia do trabalho – é um divisor de águas, pois, pela primeira vez, foram explicitados os objetivos maiores do governo (NASSIF, 2012). O principal recado da presidente foi salientar que:

os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade seus compromissos (ROUSSEFF, 2012).

Com relação a este primeiro ano de governo, Yoshiaki Nakano (2012[1]), afirma que o governo Dilma parecia uma continuidade do governo Lula. No entanto, com a nomeação de Alexandre Tombini à presidência do Banco Central (BC) em substituição ao ‘intocável’ Henrique Meirelles, mudanças foram efetivadas. Tombini tinha um bom relacionamento com a equipe do Ministério da Fazenda e, além disso, era um funcionário de carreira do BC. A partir daí iniciou-se efetivamente uma mudança lenta, gradual e cautelosa para o novo regime de política macroeconômica, com foco no crescimento econômico associado à estabilidade.

        Observa-se que, com a ascensão de Tombini ao Banco Central, houve uma maior flexibilização na operação dos regimes de metas de inflação, e Tombini passou a utilizar instrumentos adicionais para conter a demanda agregada, como por exemplo, medidas de controle de crédito e consumo. Logo, os juros passaram a ter menos importância como instrumento de política monetária, sendo até mesmo possível a redução da taxa básica, em 2011.

        Ainda no início de sua gestão, a presidente Dilma Rousseff estabeleceu como grande objetivo acabar com a pobreza e, além disso, estabeleceu a meta de crescimento do PIB em 5% a.a. Além disso, Nakano (2012) afirma que a Presidente assume compromissos de manter o controle fiscal, mas noticia também a intenção de mudar o mix política fiscal/monetária, anunciando a intenção de reduzir a taxa de juros. O autor diz ainda que, neste novo mix, a política fiscal seria mais restritiva, para abrir espaço para uma política monetária menos restritiva.

Com isso, o autor argumenta que, de fato, o Banco Central começa a mudar o regime de sua política no final de 2010, utilizando medidas macroprudenciais para controlar o crédito, em vez da elevação maior na taxa de juros. Desse modo, pode-se observar, no final do mês de agosto de 2011, que o Banco Central promove uma verdadeira ruptura com o regime anterior, acabando a relação promíscua que tinha com o setor financeiro, iniciando um processo de redução na taxa de juros contra as expectativas do mercado. É importante ressaltar que a imprensa da época documentou amplamente a fala dos economistas e tesoureiros dos bancos sobre quebra de protocolos e de confiança. Mas, de fato, finalmente, o Banco Central tornou-se independente do mercado financeiro. Em seguida, o governo Dilma toma medidas muito bem-sucedidas de retirar o piso da taxa real de juros de 6%, imposto pela caderneta de poupança, herança do período de hiperinflação (NAKANO, 2012).

Em suma, a partir do discurso da presidente Dilma, cobrando mudanças dos bancos privados em relação aos elevados juros e spreads, e com a redução dos juros adotadas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica, houve sinalização de mudanças nas relações entre o sistema financeiro e o Estado Brasileiro. Segundo Teixeira e Pinto (2012), as mudanças não aconteceram simplesmente pelo estilo de Dilma, mas fruto de mudanças em curso no Brasil e no mundo.

        Vale ressaltar que mudanças como a política monetária menos ortodoxa com redução mais rápida da Selic, redução dos juros dos bancos públicos, etc., ficaram mais claras no governo Dilma e expressam a ruptura da hegemonia do segmento bancário-financeiro no bloco no poder, mas não significa que este, necessariamente, irá deixar de obter elevadas taxas de lucro (TEIXEIRA; PINTO, 2012).

No que se refere propriamente ao Banco Central, durante o governo Dilma, este passou a contar com dois instrumentos macroeconômicos para controle inflacionário: a taxa de juros e a taxa de câmbio. O BC visava também alcançar dois objetivos: conter a inflação e estimular crescimento/emprego. Nesse sentido, o BC, em vez de se ater à elevação da taxa de juros, como no regime anterior, recorre, hoje, além dos dois instrumentos clássicos, a medidas macroprudenciais e a outros instrumentos, como controle de capitais e tributação do mercado futuro de taxa de câmbio, para evitar a apreciação cambial.

De acordo com Nakano, o BC passou a agir de forma simétrica, tanto no mercado de moeda nacional, com operações de mercado aberto, para controlar a taxa de juros, como no mercado de moeda estrangeira, com compra e venda de reserva cambial, para controlar a taxa de câmbio. Dessa maneira, ele diz que temos verdadeiramente uma mudança de regime, ainda que incompleta, porque falta reestruturar o sistema financeiro, com o desenvolvimento de mercado de títulos de longo prazo, devolvendo-lhe a sua verdadeira função de financiar os investimentos produtivos.

        Por outro lado, a política cambial também teve destaque no governo Dilma, sendo possível constatar-se algumas alterações na gestão do regime de flutuação suja. Primeiro, graças a maior coordenação entre o Banco Central e o Ministério da Fazenda, foi determinado que, no final de julho de 2011, o Conselho Monetário passaria a ser o órgão responsável pela regulação do mercado de derivativos. Tal alteração foi importante para conter a apreciação cambial, visto que o mercado de derivativos tem papel fundamental na taxa de câmbio. Logo, na prática, o órgão tornou-se um dos responsáveis pela gestão da política econômica.         

Outra mudança na política cambial foi a utilização de uma série de instrumentos para manter as metas de câmbio. Tais medidas se faziam necessárias  uma vez que o câmbio do país estava apreciando devido à elevação da SELIC, de 2010 para 2011, bem como a redução do risco-país, o que atraia capital externo para o Brasil. Assim passou-se a adotar instrumentos de controle de capitais, como a cobrança de IOF sobre investimentos estrangeiros de portfólio e captações externas, além de mecanismos de regulação financeira prudencial, limites à posição vendida dos bancos, e medidas de desestímulo às operações especulativas em derivativos cambiais no Brasil através da cobrança de IOF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (153.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com