TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Monografias: Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

1ª AA QUESTÃO 01

Partindo do entendimento que educar é tornar a pessoa consciente e levando em consideração as citações de Carlos Rodrigues Brandão, retiradas do livro O que é educação:

“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).

“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).

Analise as afirmações:

1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político.

2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização.

3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa.

4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

As afirmações verdadeiras estão contempladas em:

1,3 e 4 apenas

1, 2. 3 e 4

1, 2 e 3 apenas

1 e 4 apenas

2ª QAA

QUESTÃO 01

Considerando os estudos realizados sobre a História da Educação, podemos afirmar que:

I - Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, mas nem todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.

II - Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.

III - Na sociedade moderna não existe uma visão de mundo definida. A modernidade é marcada pela ênfase no indivíduo, isto é, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira, exercendo poder.

IV - Nas comunidades medievais não existiam escolas instituídas. O trabalho era escravo e o método escolar era tradicional e voltado para a formação da elite.

As afirmativas incorretas estão contidas em:

I e III apenas

I, III e IV apenas

II e IV apenas

III e IV apenas

I, II, III e IV

1ª ACQF

QUESTÃO 01

“Os homens fazem sua própria historia, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”

(Karl Marx, O 18 Brumário)

A partir da reflexão de Karl Marx e tendo como referencial os estudos realizados nesta primeira etapa, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro também.

( ) A História ocupa um lugar singular nas chamadas ciências humanas, porque ao mesmo tempo em que possui princípios teórico-metodológicos específicos, relaciona-se com outras ciências e consegue em um diálogo constante, utilizando pressupostos que auxiliam no esclarecimento de seus objetos e dos problemas de que ocupa.

( ) Durante sua trajetória os homens registram suas experiências das mais diversas formas. Estamos, o tempo todo, cercados de registro das experiências e vivências, por meio de fotografias, vestuário, festas, remédios caseiros, os “causos” contados pelos mais velhos, discursos políticos, dentre tantos outros exemplos.

( ) O fenômeno educacional se desenrola no tempo e faz parte da história. Nesse sentido, a História da Educação não é uma mera disciplina, mas uma abordagem científica de um recorte da realidade a ser investigado, estudado.

A alternativa que contém a sequência correta é :

V, F, V, F

V, V, V, V

V, V, F, V

V, V, V, F

V, V, F, F

2ª ACQF

QUESTÃO 01

Após a leitura do capítulo indicado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com