TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE SUPERVISIONADA RELATÓRIO MÓDULO IV ETAPA 1

ETAPA 1 – CERIMONIAL, PROTOCOLO E EVENTOS.

2. Atividade desenvolvida durante o evento

2.1 Atividade realizada

Logo após a escolha do tema Afro descendência no Brasil, decidimos então convidar a professora Ângela para palestrar, entramos em contato com a mesma e marcamos a data 20 de novembro, que justamente é o dia da Consciência Negra. Depois fomos pedir autorização da diretora do Colégio para realização da palestra no local. A Palestrante iniciou falando da importância do tema Afro descendência no Brasil. Do preconceito que ainda existe; que terminada a escravidão resta à tarefa de combater o preconceito, o que tem levado as comunidades negras a uma serie de movimentos reivindicatórios. Foi falado também da Lei 10.639/03, sancionada em 09 de janeiro de 2003 que estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas: História da África e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino, devendo abordar o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a Cultura Negra Brasileira e o negro na Formação da Sociedade Nacional, resgatando a contribuição do negro na área social, econômica e políticas pertinentes a História do Brasil. Foram exibidos filmes sobre preconceito racial. As próprias alunas do colégio realizaram uma apresentação de dança. Foi apresentada uma entrevista uma entrevista com pessoas da comunidade de castanhão localizada em Ibipitanga sobre sua origem, comunidade esta onde a maioria da população é negra é descendentes de escravos. Em seguida a palestrante abriu um espaço para quem quisesse pronunciar-se, foi onde o Professor Clarismundo e o policial civil Adilson Silva, complementaram um pouco mais sobre o tema. No encerramento do evento foi apresentada uma mesa com comidas e ervas típicas da região.

2.2 Nomes dos convidados

Ângela Márcia Silva Dultra. Professora da rede estadual de ensino, graduada em Historia, pós-graduada em historia africana e assistente social.

Clarismundo Pedro e Silva. Professor da rede estadual de ensino

Adilson Silva. Policial civil.

3. Propostas de ação a partir das reflexões sobre o evento realizado

Diante da palestra realizada, ficou clara a importância dos negros na formação e na construção da sociedade. E atualmente eles estão ocupando cargos de grande importância e grande destaque no mundo. Mas ainda a muito a ser melhorado, principalmente em termos do preconceito que ainda existe por parte de todos. Na palestra foi falado a respeito do dia 20 dia novembro dia da consciência negra. Este dia é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. É marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. Mas apesar de ser um dia de extrema importância, em muitos municípios brasileiros este dia não é considerado feriado. É o que acontece em nossa cidade. Baseado nisso, que decidimos propor um projeto que envolver os vereadores de nossa cidade, para que eles possam sancionar uma Lei que crie o feriado neste dia. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. É uma data para lembrarmos a história do negro no Brasil e refletir sobre as injustiças que eles passaram e lutarmos pela igualdade de direitos em nosso país. O Dia da Consciência Negra deve ser também uma data de agradecimento aos negros pelas inúmeras contribuições positivas que fizeram para nossa cultura durante toda nossa história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com