TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Direto

Ensaios: Historia Do Direto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios da semana 11

Com o propósito de contribuir com o aprimoramento do aluno, preparamos as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 11

Caso

Leia o que afirmava o Preâmbulo do Ato Institucional no 5, de 13 de dezembro de 1968:

“Considerando que a Revolução brasileira de 31 de março de 1964 teve, conforme decorre dos Atos com os quais se institucionalizou, fundamentos e propósitos que visavam a dar ao país um regime que, atendendo às exigências de um sistema jurídico e político, assegurasse autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana...”.

Agora, veja o que foi noticiado recentemente, na UOL, pelo endereço http://www1.folha.uol.com.br/ folha/brasil/ult96u631346.shtml.

30/09/2009 - 14h29

Grupo pede à Procuradoria investigação sobre morte de desaparecido político- da Folha Online

Cerca de 40 pessoas do grupo "Tortura Nunca Mais" e de outras entidades entregaram nesta terça-feira à Procuradoria da República em São Paulo duas representações para investigar a morte de Virgílio Gomes da Silva, que teria sido torturado e morto durante a ditadura militar.

Silva teria sido sequestrado na rua Duque de Caxias, em São Paulo, por militares e levado à Oban (Operação Bandeirantes), em setembro de 1969. Depois, segundo foi relatado aos procuradores, as histórias sobre o paradeiro da vítima são contraditórias.

De acordo com o DOI-Codi, ele teria fugido da prisão e, por isso, teria sido morto. Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), no entanto, Silva teria sido enterrado como indigente.

"Queremos que a União seja declarada responsável pela morte de Silva e que entregue restos mortais à família e diga onde está o corpo", disse Lúcio França, advogado do "Tortura Nunca Mais".

Silva atuava na ALN (Aliança Libertadora Nacional), tendo participado do sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick.

"É um esforço importante. Precisamos mudar a mentalidade jurídica, para responsabilizar quem praticou a tortura", afirmou Marcos José Gomes Corrêa, coordenador da área criminal no Ministério Público.

Agora, responda as questões abaixo:

• Explique a razão pela qual o AI-5 foi produzido pelo regime militar.

Resposta: O AI-5 foi produzido pelo regime militar numa tentativa de camuflar o carater repressor do regime.

• Odesaparecimentodepessoascomutilizaçãodatorturasecoadunacomotextoapresentadono preâmbulo do AI-5, acima reproduzido? Por quê?

Resposta: Não. Pois o texto do preambulo do AI-5 garante a dignidade da pessoa humana.

• Segundoareportagemacima,éentendimentocorrentequeoEstadonãopodeserresponsabilizado pelos atos de tortura cometidos por seus agentes? Por quê? Você concorda com essa visão?

Resposta: Com base na noticia acima relatada, podemos concluir que há um entendimento divergente quanto a responsabilização do Estado pelos atos de tortura. Embora o Estado silencie, há um movimento que reclama a impunidade daqueles que praticaram a tortura. Particularmente, concordo que, no minimo, os casos precisam ser esclarecidos, para que a dignidade das pessoas que sofreram a tortura seja respeitada.

Questão Objetiva

A liberdade de expressão é um valor de qualquer sociedade democrata. Leia a reportagem abaixo,

divulgada em http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/05/08/ult4469u40995.jhtm e, após, responda as questões objetivas formuladas.

Brasil não assegura livre expressão, avalia OEA 08/05/2009 - 09h50

São Paulo - Relatório da divisão especial para Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), apresentado ontem em Washington, nos Estados Unidos, faz críticas ao ordenamento jurídico brasileiro. Redigido anualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com