TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Administração Pública Brasileira

Artigos Científicos: História Administração Pública Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:

a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

b. A história de Mauá inclui um importante evento da história do Brasil. Qual é este evento? Como a economia do país encontrava-se, na época? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

c. Por que as ideias de Mauá eram contrárias aos interesses do governo da época? (entre 8 e 12 linhas) (2,0 pontos)

Respostas:

a) O Barão e depois Visconde de Mauá obteve sua ascensão no período do Brasil Império- Monarquia- (1822-1889). Trata-se nesta época de um Governo estabelecido através da monarquia constitucional parlamentar representativa, sob o domínio dos imperadores D. Pedro I e de seu filho, D. Pedro II( Periodo de Regência também). Neste período a Constituição vigente de 1824 estabelecia as prerrogativas, deveres e obrigações tanto do Imperador quanto da Assembleia Geral, ficando a encargo desta última autorizar gastos e impostos. A característica relevante do Estado se dá com a instituição de quatro poderes políticos: Executivo, Legislativo, Judicial e Moderador.( Estado Simples) O poder Moderador exercido pelo imperador interferia arbitrariamente nos demais, sendo identificadas ações de aliciamento, manipulação e coação por parte das organizações partidárias sobre os eleitores, no sentido de manutenção do Patrimonialismo(1500-1930) , que foi o Modelo de Administração Pública no Brasil adotado no período de ascensão do Visconde. As relações patrimonialistas são demarcadas pela dominação, porém é sustentada pela aceitação dos súditos diante os soberanos, nesta dominação não se expressa o conflito ou desejo de transformação. Na sociologia weberiana o patrimonialismo caracteriza-se como a apropriação de recursos estatais por funcionários públicos, grupos políticos e segmentos privados .

b) Aconteceram diversos eventos importantes neste período, aonde se entrelaça a história do Brasil e a biografia do Visconde de Mauá. Pode-se destacar o início do segundo reinado, em 1840, quando dom Pedro II é declarado maior de idade(alguns historiadores destacam este evento como o Golpe da Maioridade), bem como o incentivo a industrialização, realizado de forma unilateral pelo próprio Visconde,a navegação do Rio amazonas, a Primeira ferrovia do Brasil, ainda, a criação do Banco do Brasil, que hoje existe e ocupa um papel fundamental entre as sociedades de economia mista e na própria economia do Brasil. A Economia do País naquela época era de pouca fluidez financeira, centradas nas fragilidades do sistema de crédito, nas emissões sem lastro e nas vulnerabilidades do país. A grande maioria do povo brasileiro se dedicava à produção de alimentos e a criação de animais.

c) No século XIX, Mauá é aquele que se colocava no centro dos debates mais progressistas e avançados e que hoje já se considera ultrapassado. Segundo Sodre “Mauá não lutaria apenas com as resistências dos latifundiários, levantadas pelos seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com