TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem E Sociedade

Casos: Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  3.406 Palavras (14 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 14

Exercício 1:

Encontramos diversas teorias sobre origem humana. Entre elas, encontramos a teoria elaborada por Charles Darwin. Esta teoria explica que:

A - A) A criação da vida é atribuída a um “ser criador”, a algo externo e superior a toda a vida existente.

B - A) A teoria elaborada por Darwin recebe o nome de Criacionismo.

C - A) De acordo com esta teoria, Nossos ancestrais foram lentamente se transformando em humanos, e essa espécie que somos agora, foi aos poucos sofrendo pequenas transformações que ao longo de milhões de anos nos diferenciaram totalmente de qualquer ancestral símio.

D - A teoria da seleção natural desconsidera a importância da cultura em nossa evolução

E - A) Para Charles Darwin, a sobrevivência e evolução da espécie não depende da necessidade de adaptação ao meio.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais

Exercício 2:

Verifique as afirmações abaixo:

I) De acordo com Geertz, a cultura é produto do humano, mas o humano é também produto da cultura.

II) De acordo com o determinismo geográfico, a herança genética é a responsável pelo comportamento diferenciado do ser humano dentro de cada cultura.

III) De acordo com o determinismo biológico, a ecologia (o meio ambiente) no qual uma população se desenvolve, também seria um fator DETERMINANTE para a cultura ali desenvolvida

De acordo com as afirmações acima, assinale corretamente:

A - A) Apenas a alternativa I está correta

B - A) Apenas a alternativa III está correta

C - A) Apenas a alternativa II está correta

D - A) Nenhuma das alternativas acima está correta

E - A) As três afirmações acima estão corretas

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

D - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.

E - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.

C - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.

B - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.

A - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.

Exercício 3:

“No início da história humana, nossos ancestrais eram muito semelhantes a um macaco. Tinham mais pelos pelo corpo, o cérebro era menor e a mandíbula maior. A postura não era totalmente ereta, e as mãos não tinham muita habilidade, pois o polegar ficava mais próximo dos outros dedos. O tamanho do cérebro foi aumentando muito devagar, como também a postura ereta surgiu gradualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com