TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incentivos às exportações brasileiras

Por:   •  8/11/2015  •  Dissertação  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2

Atividade individual - Incentivos às exportações brasileiras

Título: Ações de governo e empresa para fomento das exportações

Aluno: Wagner Soares Boeira

Disciplina: Negócios Internacionais

Turma: 55

Introdução

   Dados recentes do início do segundo semestre de 2015 apresentados pelo governo federal conforme pronunciamento do governo federal e demonstrações de rankings no evento o qual reuniram as esferas governo e empresas, para abordar o Plano Nacional de Exportações, o Brasil está escalonado como país com a 7ª economia do mundo, porém esta posição não representa a relação quanto à presença nas exportações do cenário mundial, o Brasil se encontra no 25º lugar em comparação com demais países do globo, sendo sua representatividade nas exportações de somente de 1,2% do volume total de exportações do mundo, e uma participação de 0,7% quando considerado os bens manufaturados.

A alteração do cenário atual de exportações do país depende de ações efetivas tanto do empresariado nacional quanto do governo federal, somente com a união das duas partes será possível elevar o nível de participação do país nas transações de exportações.

No texto que segue serão abordados os incentivos oferecidos às exportações brasileiras e ações do governo e das empresas para promover a alavancagem nas exportações.

 

Desenvolvimento

Uma relevante ação por parte do governo foi proposta para o plano nacional de exportações, o qual visa estabelecer pilares e consequentemente norteadores para ações com o objetivo de fomentar as exportações com a execução de cinco macros, a citar: O acesso a mercados, com ampliação de parcerias por meio da remoção de barreiras. Promoção comercial, na qual o governo relacionará os mercados que terão prioridade de contemplação. Facilitação do comércio, desburocratizando e simplificando os processos aduaneiros com o objetivo de reduzir prazos e custos. Financiamento e garantia às exportações, aperfeiçoando o aumento de recursos para o Seguro de Crédito à exportação, o BNDES-Exim e o Programa de Financiamento às Exporações (Proex). Além do aperfeiçoamento de mecanismos e regime tributários para o apoio às exportações, na qual o governo quer reformar o PIS e a Cofins com um novo formato logo para o ano de 2016.

Por parte das empresas de pequenos e médios portes, é de suma importância, que as análises de cenários dos planejamentos estratégicos dos negócios, passem a adotar uma posição holística frente à economia mundial e assim possibilite a leitura do mercado internacional, e estimule os empresários à exploração de nichos com potencial de atuação.

É preciso ainda o pleno conhecimento por parte dos empresários sobre as legislações de exportação\importação tanto do país de origem quanto dos países de interesse para exportar, requerendo preparação e conhecimento sobre despachos aduaneiros, requisitos e normativas locais, o que garante agilidade no atendimento de prazos, minimização dos custos e confiabilidade de entrega transparecido aos clientes, e fomentando as exportações através da credibilidade de entrega, prazos e qualidade. 

Conclusão

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com