TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Fitzgerald Kennedy

Por:   •  27/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um político norte americano. Eleito presidente em 1960 e assassinado em 1963. Foi o mais jovem presidente eleito nos Estados Unidos. Foi o primeiro norte americano de ascendência irlandesa e religião católica a ocupar a Casa Branca. Estudou em Harvard e impressionou os professores pelo talento para escrever. Embora com saúde frágil, alistou-se na Marinha e foi designado para o Serviço de Inteligência Naval.

Foi eleito com vitória esmagadora, para a Câmara de Deputados por Massachusetts. Foi reeleito duas vêzes. Em 1952 iniciou sua campanha para o Senado, ganhou com 51% dos votos. Nas eleições para o Senado, em 1958, conseguiu 73% dos votos. Em 1960 foi eleito presidente. No dia 22 de novembro de 1963 foi assassinado na cidade de Dallas no Texas.

Kennedy nasceu no dia 29 de maio, em Brookline, Massachusetts, Estados Unidos. Filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, rica família católoca, que teve nove filhos: Joseph Patrick Jr., Jonh Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patricia, Robert, Jean e Edward o caçula.

2. Objetivos

2.1. Objetivos Gerais

No presente trabalho serão abordadas a vida, bem como a trajetória política de John Fitzgerald Kennedy; presidente dos Estados Unidos entre 1961 e 1963, tendo sua carreira interrompida por ter sido assassinado.

2.2. Objetivos específicos

Explicitar como tentaria reconstruir o país, em contexto pós-guerra, através de planos e metas de governo. Sendo alguns destes a criação de empregos, o fim da segregação racial e o impedimento do avanço comunista em Cuba. O último deflagrou a crise dos mísseis devido a uma grande falha de planejamento estratégico.

3. John Fitzgerald Kennedy

John Fitzgerald Kennedy (vide “ANEXO A” deste trabalho) nasceu no Estado de Massachusetts, um dos maiores redutos do Partido Democrata dos Estados Unidos, em 1917. Filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, rica família católica, que teve nove filhos: Joseph Patrick Jr., Jonh Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patricia, Robert, Jean e Edward o caçula. Até os 10 ano de vida viveu em Brooklin e estudou na escola Devotion Edward do jardim de infância até o início da terceira série. Na quarta série, ingressou numa escola particular para meninos chamada de Noble e Greenough, mais tarde chamado de Dexter School.

Em 1929, mudou-se com a sua família para uma mansão em Bronxville, Nova York, da quinta para a sétima série, John estudou na escola particular Country Riverdale. Em setembro de 1930, Kennedy foi enviado para um internato de meninos de Canterbury School para cursar a oitava série. Em setembro de 1931, John foi enviado com seu irmão mais velho, Joe, à escola privada Choate, que ficava a cerca de 60 milhas de sua casa em Wallingford, Connecticut, que era uma escola preparatória para a faculdade.

Ele se formou em Choate, em junho de 1935. Em setembro, ele viajou para Londres no navio SS Normandie, o que era sua primeira viagem ao exterior. Ele estava acompanhado por seus pais e sua irmã Kathleen. Após sua formatura em Harvard em 1940, ele entrou para a Marinha. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial seu torpedeiro foi afundado por um destróier japonês e Kennedy, ferido, conduziu os sobreviventes até um local seguro. Enquanto se recuperava de uma cirurgia nas costas em 1955, ele escreveu "Profiles in Courage", que conquistou o Prêmio Pulitzer em história.

Foi eleito com vitória esmagadora para a Câmara de Deputados por Massachusetts sendo reeleito duas vezes. Em 1952 iniciou sua campanha para o Senado, ganhou com 51% dos votos. Nas eleições para o Senado, em 1958, conseguiu 73% dos votos. Eleito presidente em 1960 e assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas, foi o mais jovem presidente eleito nos Estados Unidos e o primeiro norte americano de ascendência irlandesa e religião católica a ocupar a Casa Branca.

3. País de origem

Os Estados Unidos da América (United States of America) são uma república federal presidencialista composta por 50 Estados; o país também possui territórios e possessões insulares ultramarinas em diversas regiões do mundo. Localizado na América do Norte, conforme é possível notar no “ANEXO B”, os EUA, como é denominado, faz fronteira com o Canadá ao norte e México ao sul. Os Estados Unidos se tornaram uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer influência em todo o mundo, tanto a nível econômico, como militar, tecnológico e cultural.

4. Contexto político-histórico

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 e 1945 e foi totalmente devastadora. Isso porque além de deixar mais de trinta milhões de feridos e mais de cinquenta milhões de mortos, a guerra teve um custo material superior a um bilhão e trezentos milhões de dólares (em valores de 1945, que eram mais valorizados do que atualmente).

Com o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo estava dividido entre socialistas e capitalistas, liderados respectivamente por União Soviética e Estados Unidos. Pelo clima tenso e a perspectiva de um confronto nuclear no futuro, o mundo foi marcado pela incerteza e insegurança: a Guerra Fria, considerada a grande herança deixa para a humanidade da Segunda Guerra Mundial.

Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. Os norte-americanos usaram o dinheiro que haviam economizado durante a Segunda Guerra Mundial para adquirir bens que não estavam disponíveis durante o conflito. Com o boom da economia, milhares de pessoas encontraram emprego nos Estados Unidos. Os norte-americanos estavam ganhando mais dinheiro e a nação tinha o mais alto padrão de vida de todo o mundo.

A sociedade norte-americana também estava mudando. A população dos Estados Unidos cresceu muito devido à alta taxa de natalidade: soldados retornando da guerra estabeleceram famílias e tiveram filhos. Os avanços na área da saúde também elevaram a expectativa de vida dos norte-americanos. Uma lei imposta em 1965 permitiu que mais asiáticos e latino-americanos imigrassem para o país.

Com o fim da ditadura em Cuba, foi implantada uma nova linha de governo. A revolução cubana modificou a estrutura econômica e social do país, causando certo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com