TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke

Dissertações: John Locke. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 2

John Locke (1632-1704), filósofo empirista inglês, encontra-se na passagem do mundo medieval ao moderno, em um dos períodos mais turbulentos da história da Inglaterra, marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlamento, segundo Weffort (1991, p. 81), “[...] controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart, defensora do absolutismo, e a burguesia ascendente, partidária do liberalismo”, do qual resultou o Estado Moderno, cujos reflexos se fizeram sentir nas mais variadas áreas, fazendo-se necessário para a compreensão do hoje.

Descendente da pequena burguesia mercantil e filho de defensores do parlamentarismo, teve sua juventude marcada pela Guerra Civil e, quando na idade adulta, pela consciência de que a ordem não mais poderia estar separada da liberdade. Sua formação foi basicamente retórica e humanista, porém, fora do círculo acadêmico, interessou-se por experiências químicas influenciado por Roberty Boley, pela medicina, através de Sydenham, aprendendo a ler o livro da vida. Outro importante aspecto a destacar foi sua proximidade com o Conde de Shaftesbury, sem o qual, segundo Laslett (1998, p. 38), “[...] Locke não teria sido, em absoluto, Locke”. Ou seja, não foi o Locke catedrático que se transformou no filósofo, no economista, no pedagogo, no teórico da tolerância e num cientista inovador da medicina, mas o Locke conselheiro de um importante político. Ainda nos últimos anos de sua vida, tornou-se conselheiro dos Wighs, ala liberal, e orientou a vida intelectual inglesa, indicando a direção a ser seguida.

Locke escreveu sobre os mais variados temas, como religião, economia, política, filosofia, educação, etc. Suas obras representam tentativas de resposta aos problemas do seu tempo. Dentre elas, merecem destaque: Carta acerca da tolerância, publicada em 1667, que distingue os campos de ação da Igreja e do Estado; Dois tratados sobre o governo civil, publicados em 1690, os quais refutam o absolutismo e versam sobre a origem e extensão do governo civil; Ensaio acerca do entendimento humano, sua principal obra filosófica, publicada em 1690; Alguns pensamentos sobre a educação, publicados em 1693; A conduta do entendimento, publicada postumamente, em 1706.

Frente ao exposto, entendendo que a forma como encaramos o mundo serve de referencial à nossa ação pedagógica; que a verdade não está dada e acabada, mas é fruto de um constante processo histórico de revisão e pesquisa, em que o homem é sujeito; que a relação entre o problema do conhecimento e da educação está diretamente ligada ao nosso dia a dia, este trabalho aborda o filósofo empirista inglês John Locke, visando a entender a relação existente entre a sua teoria do conhecimento, sua compreensão política e a sua proposta educacional. Não pretendemos, porém, esgotar o tema, senão propor um momento de reflexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com