TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLACAO TURISTICA

Exames: LEGISLACAO TURISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  2.059 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO DO CURSO DE GUIA DE TURISMO

DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO TURÍSTICA

CDC(Código de Defesa do Consumidor)

I - Um passageiro teve a mala roubada na calçada do hotel enquanto as mesmas eram colocadas no bagageiro do ônibus.

a) Como deve o guia resolver a situação sendo que a viagens ainda terá mais 10 dias pela frente.

É importante que o guia sempre avise aos passageiros que verifiquem seus pertences pessoais antes de sair de algum local em que permaneceram por algum tempo. Agora existem situações que são inevitáveis, como o roubo da mala, na calçada do hotel.

Neste momento, o guia deverá manter a calma e ouvir a reclamação do passageiro, nunca reagir com agressividade ou levantar o tom da voz, procurando resolver aquela situação. Situações inusitadas existem e acontecem, e devem ser resolvidas sem prejudicar o andamento do roteiro turístico, o guia em turismo, neste momento, deve ter uma postura o mais profissional, o importante é entender o ponto de vista do passageiro, mesmo que não concorde com ele, mas sempre auxiliando a ele, para que a viagem transcorra bem em todos os momentos, tanto para ele como aos demais passageiros.

b) Quais os procedimentos legais que o guia deve tomar?

A função do guia, neste caso, é muito mais de apoio emocional, dando suporte ao passageiro e certificando-se que o mesmo consiga aproveitar o roteiro da viagem e de orientação sobre os procedimentos burocráticos a serem tomados nessas circunstâncias. Nesta situação, o guia será o intermediador entre o passageiro e o hotel, este terá como procedimento de preencher uma solicitação para que o passageiro relate por escrito, com o máximo de detalhes. É aconselhável que se tenha uma ou duas testemunhas desse ato. Essas informações devem ser encaminhadas ao responsável pela segurança ou gerência do hotel, para que ele conduza o caso. Deve-se, também, incentivar o uso de ocorrência policial pelo hóspede (às vezes o seguro do hotel exige obrigatoriamente). O hotel responde pelo roubo, quer o estacionamento seja em área privada ou pública, pago ou gratuito (irrelevante). Contudo, não responde pelos pertences que estavam dentro do carro. De qualquer modo, antes das primeiras 24 horas após o preenchimento desta solicitação, na há nada que o guia possa fazer, o turista deve aguardar o aparecimento da mesma. Neste meio tempo, é bom-tom o guia se prontifica a auxiliar o passageiro na compra de alguns itens básicos de sua necessidade (escova de dente, roupas íntimas, chinelo e etc.). Passadas às 24 horas, o guia pode auxiliar passageiro perante a companhia aérea uma ajuda de custo para as despesas imediatas, como a possibilidade de reembolso para as compras de itens de primeira necessidade, mas dependerá sempre de apresentação de notas fiscais.

c) Quais os direitos do passageiro, a quem ele deve recorrer para ser ressarcido do prejuízo.

Caso o passageiro sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Afinal, com a compra da passagem aérea, você estabelece com a empresa um contrato de transporte.

É possível, também, registrar reclamação contra a empresa aérea na ANAC, que analisará o fato e, caso constate o descumprimento de normas da aviação civil, poderá aplicar sanção administrativa à empresa.

No entanto, a ANAC não é parte na relação de consumo firmada entre o passageiro e a empresa aérea e, por isso, não é possível buscar na Agência indenização. Para reivindicar indenizações por danos morais e/ou materiais, consulte os órgãos de defesa do consumidor ou dirija-se ao Poder Judiciário.

Para exigir essas indenizações, é importante guardar o comprovante do cartão de embarque e os comprovantes dos gastos eventualmente realizados (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou documentos relacionados à atividade profissional que seria cumprida no destino.

d) Quais são os procedimentos de praxe em uma aduana do MERCOSUL.

Aduana: Alfândega

Romaneio: Documento utilizado em transporte, que lista a carga transportada. Usualmente, refere-se a cópias da guia de carga. É a relação dos volumes transportados, com descrição do conteúdo de cada um.

MERCOSUL (Mercado Comum do Sul): estabelecido em 26 de março de 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção, é um bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão para se tornar Estado membro; Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são países associados ao bloco, podendo participar das reuniões, no entanto, não possuem direito de voto. O principal critério para uma nação se associar ao MERCOSUL é ser integrante da Associação Latino Americana de Integração (ALADI).

A integração entre os países membros permitiria a implantação de um mercado comum, a partir desse momento formalizou o bloco que possui característica de uma União Aduaneira, pois, além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes, na qual são praticadas tarifas de importação e exportação comuns, a livre circulação de mercadorias, capitais e serviços, também regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco, sendo estabelecidas normas através da TEC (Tarifa Externa Comum). Entretanto, um dos objetivos propostos pelo Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando, além dos aspectos já citados, a livre circulação pessoas.

ADUANA BRASILEIRA:

A SECEX – Secretaria de Comércio Exterior é o órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior responsável pelo monitoramento e fiscalização das importações e exportações no Brasil, conforme as atribuições que lhe foram conferidas pelos incisos I e XIX do art. 15 do Anexo I ao Decreto nº 7.096, de 4 de fevereiro de 2010.

Segundo o Decreto n°. 660, de 25 de setembro de 1992, e a Portaria SECEX n°. 10, de 24 de maio de 2010, os procedimentos de comércio exterior no Brasil são realizados pelo sistema online denominado SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior. O SISCOMEX, na definição do próprio legislador, “é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações”. Em razão de ser um sistema computadorizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com