TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBBER TIPOS DE PODER

Por:   •  9/11/2016  •  Ensaio  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADO MODERNO – Segundo Max Webber

É o ente que detêm o monopólio legítimo da violência física dentro de um território definido. O Estado Moderno concentra todo poder político e fiscal.

PRINCIPAL DEFINIÇÃO DO CURSO DE RI

• Igreja – poder Supra estatal

• Príncipe – poder Estatal

• Senhores Feudais – poder Sub estatal

Existe uma situação na idade média em que o poder está disperso em 3 entes: a Igreja, o Príncipe e os Senhores Feudais. Essa situação promove uma pressão muito intensa entre os indivíduos comuns, os quais servem concomitantemente ao Senhor Feudal, ao Príncipe e ao Papa. Ao mesmo tempo, o Senhor Feudal encontra-se em um nível de desconforto pois tem que servir concomitantemente ao Príncipe e ao Papa. Em situação análoga encontra-se o Príncipe que vê seu poder dividido com a Igreja e com os Senhores Feudais. Já por sua vez, o Papa divide seu poder com o Príncipe.

- O príncipe inicia por meio de sucessivas guerras um processo de concentração territorial e políticas, que termina somente nas fronteiras linguísticas. Uma vez concluído esse processo, o príncipe retira o apoio militar e fiscal da Igreja, finalizando, com isso, o processo de Constituição o Estado Moderno.

- O príncipe manda em absolutamente quase tudo, ou seja, estado absolutista ou monarquia absolutista. É a situação da história onde o corpo do príncipe se confunde com a sociedade e com o próprio Estado. Único limite de poder do príncipe (Estado) é um outro príncipe (Estado).

Situação de imprevisibilidade (opressão), ao contrário de anteriormente, onde vários decidiam e se contrapunham, agora todas as decisões estão em mãos de um só. E a população quero direitas.

PODER, FORÇA E LEGITIMIDADE

Segundo Weber, o poder é a capacidade de criar um movimento ou disformar superfície (física ou simbólica), ou seja, é a capacidade de fazer com que outras forças aquilo que elas não querem fazer. Existem dois componentes do Poder: FORÇA E LEGITIMIDADE. Assim, força para Weber, é o componente explicito do poder, ou seja, é um componente mensurável do poder e legitimidade, é uma aceitação voluntária e consciente do subordinado em relação ao poderoso.

Força e Legitimidade são componentes intrínsecos ao exercício de poder e estão em relação dialética; logo, quanto maior a força, menor a necessidade de legitimidade, e quanto maior a legitimidade, menor a necessidade de força.

‘’ FORÇA SEM LEGITIMIDADE, É VIOLENCIA. LEGITIMIDADE SEM FORÇA, É AMOR. ’’

- Metodologia por tipo ideal: é uma estratégia metodológica para compreender empiricamente conceitos que são complexos.

Tipo Ideal: ressalta aqueles componentes necessários para classificar conceitos complexos. Lembrando que eles não são integralmente encontrados no mundo empírico.

• 3 Tipos de Ideia de Legitimidade: carismática, tradicional e reacional-legal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com