TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Poder

Exames: Tipos De Poder. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

9. O QUE CARACTERIZA O FUNCIONALISMO, O ASSOCIACIONISMO E O ESTRUTURALISMO?

Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência . O ponto de vista funcional sustentou que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente.

Associacionismo - O termo associa origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que ela estariam associadas.

Estruturalismo - O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.

10. QUAIS AS PRINCIPAIS TEORIAS EM PSICOLOGIA NO SÉC. XX?

Destacaram-se no sec. XX o Behaviorismo ou teoria do estímulo-resposta, construída a partir da observação do comportamento, e que por sua pragmaticidade teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos. Destacou-se também a teoria conhecida como Gestalt, que pregava a necessidade de conhecer o homem em sua totalidade, e por fim a Psicanálise Freudiana que resgada a importância da afetividade e do estudo do inconsciente.

1.1. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A PSICOLOGIA COMO RAMO DA FILOSOFIA E A PSICOLOGIA CIENTÍFICA?

A Psicologia-filosófica buscava o conhecimento da alma humana e como o conhecimento da alma (que não é material), obviamente é subjetivo, não poderia ter status de ciência; com o avanço dos estudos da fisiologia e neurofisiologia, percebeu-se que os fenômenos psíquicos eram produzidos por um sistema, então para entender o psiquismo humano passa a ser necessário compreender de maneira objetiva e empírica os mecanismos de funcionamento do cérebro.

1.2. COMO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESTÁ RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES MATERIAIS DO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE ELA SE DÁ? EXEMPLIFIQUE.

A produção de conhecimento sempre esteve relacionada com diversos fatores como, por exemplo, a geografia, a religiosidade, a política, a economia, etc. Podemos citar a Grécia antiga que reuniu condições favoráveis para intensa produção intelectual na Antiguidade. Sua localização geográfica, sua religião sem dogmas, a democracia e as conquistas territoriais que fizeram-na a maior potência da época, proporcionando as condições necessárias para a intensa produção de conhecimento. Outro exemplo foi à crise da monarquia na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com