TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Tese: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Texto:

PINHO,D.B., VASCONCELLOS, M. A. S. DE. (Org.). Manual de Economia: equipe de professores das USP. 5ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2006 (Cap. 1).

Questões:

a) O que é Economia? Por que é considerada uma ciência?

Resposta: Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Como toda “Ciência Social” que estuda uma organização ou o funcionamento de uma sociedade a “Economia” não poderia ficar de fora, pois se ocupa do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.

b) Explique o funcionamento do Sistema Econômico Simplificado (Fluxo Circular da Renda), diferenciando o lado real do lado monetário da economia.

Resposta: O Fluxo Circular da Renda nada mais é do que um diagrama que simplifica as relações básicas da economia e a igualdade entre produto, bens e despesas. Funciona da seguinte forma: as empresas disponibilizam bens e serviços no mercado de consumo das famílias, que por sua vez possuem os fatores de produção (terra, capital e trabalho). Para produzir estes bens e serviços as empresas precisaram dos fatores de produção que é disponibilizado pelas as famílias, desta forma constitui-se um “Mercado de fatores de Produção”, onde é realizada a troca dos fatores pelas as famílias em remuneração. Com esses fatores as empresas possuem insumos para a produção dos bens e serviços, sendo que as famílias possuem demandas por estes que são transacionadas no mercado de bens e serviços em troca de consumo (despesas das famílias).

c) Explique o conceito de Custo de Oportunidade.

Resposta: O custo de oportunidade é um conceito econômico que é usado como referencia ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo dos investimentos dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

d) Defina e diferencie Macroeconomia e Microeconomia. Dê exemplos práticos de acontecimentos no campo macroeconômico e no campo microeconômico.

Respostas: Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores). A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: A locativa, Distributiva e Estabilizadora.

Diferença: Microeconomia está mais voltada ao estudo do micro: o comportamento econômico das famílias e das empresas. Já macroeconomia está relacionada ao estudo do funcionamento econômico de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com