TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações No Brasil

Trabalho acadêmico: Manifestações No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DANIELE CABRAL DE SOUZA SILVA

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Itabira

2013

DANIELE CABRAL DE SOUZA SILVA

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Sociologia, Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos, Ciência Politica e Filosofia.

Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.

Itabira

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................................... 4

2.1. A DOENÇA........................................................................................................... 4

2.2. O AUTISTA E A ESCOLA.................................................................................... 4

2.3. A SOCIEDADE E O AUTISMO ........................................................................... 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 7

4. REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho faz um resgate de como a internet tem contribuído para articulação e potencialização dos movimentos sociais e redes de movimentos sociais.

Considerando que o Brasil já tem, em sua história, alcançado diversos pontos positivos no que tange à democracia. Percebe-se que há alguns resquícios que existiam a tempos atrás ainda se perpetuam nos dias atuais. No entanto, em junho de 2013 nos deparamos com uma situação que há tempos não era visto. A população cansada de ser mal representada, insatisfeita com tamanho descaso dos governantes, resolveu então, ir as ruas e sem nenhuma e qualquer tipo de representantes políticos, seguiram em frente com o objetivo de demonstrar a insatisfação em relação as tomadas do poder publico. Com o intuito de sanar suas indagações resolver as situações abusivas contra a sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO

A história de manifestações no Brasil democrático, contra regimes ou sistemas políticos, teve inicio na década de 80 com o movimento popular das “Diretas Já” – protestando contra o regime militar que governava o país. Desde então, percebia-se uma grande insatisfação devido à hiperinflação econômica, que culminou em nova mobilização, desta vez, para derrubar um presidente eleito.

Após décadas de inúmeros planos econômicos de governos anteriores, que haviam fracassado na tentativa de controlar processos inflacionários, com a implantação do Plano Real, alcançou-se a estabilidade para a economia brasileira.

Devido a isso, a maioria da população brasileira alcança a zona de conforto, tornando-se passiva frente aos diversos absurdos cometidos pelos governantes – não gastando energia com grandes protestos, mas apenas uma mera reclamação informal com quem se encontra a seu lado.

Dessa forma, tem inicio uma nova era – crises politicas e partidárias, com escândalos consecutivos e punições insignificantes, devido à passividade da população conformada pela experiência de estabilidade econômica, nunca vivida antes – apesar de ser um país democrático, em que é livre as manifestações, a população vinha de forma lenta ocupando seu lugar.

Todavia, o acumulo de desgostos sofridos após vários anos de inércia culminaram, em junho de 2013, quando centenas de milhares de pessoas saíram às ruas para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público. Esse motivo foi o estopim que gerou inúmeras manifestações populares com as mais diversas reivindicações, mas motivação única – mudar o país de alguma forma, assim como antes.

Porém, pôde ser observada uma peculiaridade nas manifestações atuais, que foi o auxilio da tecnologia para a comoção, divulgação e organização dos protestos. As redes sociais, amplamente difundidas, não só no Brasil, mas no mundo, serviram para uma comunicação rápida e eficiente entre as pessoas, promovendo, de forma inédita, a exclusão dos partidos políticos e da imprensa, por serem considerados tendenciosos.

O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se propagam de forma assustadora, servindo para um objetivo muito maior do que para aquilo que foi inicialmente desenvolvida – ultrapassando o conceito simplista de rede social para um universo ilimitado de informações, fluindo de forma pulsante, desde um grupo de amigos, até uma troca informações sobre pessoas, produtos, serviços, politica, pesquisas, protestos, manifestações, dentre outros inúmeros objetivos e situações.

Como exemplo, podemos citar uma das maiores redes sociais do mundo – O “Facebook” – que no Brasil possui mais de 76 milhões de usuários, aparecendo em 3º lugar, abaixo apenas dos EUA e da Índia. Porém, o Brasil está em segundo lugar no acesso diário dos usuários ficando na frente os EUA.

Segundo estatísticas do “Facebook”, 57,9% desses usuários se conectavam tanto a partir de computadores como por dispositivos móveis. Essa informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com