TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifesto do Partido Comunista

Resenha: Manifesto do Partido Comunista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

No Manifesto do partido comunista eles afirmam que o Estado é dependente econômico político da burguesia. Para Marx e Engels o proletariado deve conquistar o poder político para derrubar a burguesia, para eles o núcleo do poder político é o Estado então para que o proletariado domine é necessário extinguir o Estado. Já para Lênin a destruição do Estado burguês deve acontecer pelo confronto armado, e o Estado é o aparelho repressivo da burguesia tendo como principais instrumentos de força a polícia e o exercito, na sua concepção, Estado só existe porque existe o confronto entre as classes, com a eliminação delas não há necessidade de Estado. E por fim para Gramsci as classes organizam-se e defendem seus interesses na luta pela hegemonia, e sociedade civil é a complexificação das relações de poder e de organização de interesses.

Os autores também falam sobre a ‘’liberdade’’ no pensamento liberal, essas aspas são usadas pois essa liberdade seria negativa. Numa sociedade desigual como a capitalista é impossível realizar a plena liberdade e igualdade social sendo liberdade aí antagônica a igualdade, a ordem burguesa era a garantia de liberdades, mas liberdades negativas, pois numa sociedade desigual como a capitalista é impossível realizar a plena liberdade e igualdade social.

Esse texto expressa cada ponto de vista desses pensadores em relação a sociedade civil, o Estado e a representação das classes nesse Estado, revelando a supremacia da classe dominante não só sobre as classes subordinadas mais também sua importância tanto econômica como política para o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com