TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

Monografias: O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 3

O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

A Liga dos Comunistas encomendou a Marx e a Engels o ‘Manifesto Comunista’, a fim de que se tornasse claro os objetivos e as principais ideias do comunismo. A obra foi publicada pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848.

Escrito a partir de uma reunião entre comunistas de diversas nações, e publicado em diversas línguas, a obra apresenta uma estrutura simples, com uma introdução, três capítulos (Burgueses e Proletários; Proletários e Comunistas; e Literatura Socialista e Comunista) e uma conclusão. Em 1848, a Europa atravessava uma profunda convulsão social, marcada pela eclosão de movimentos operários. Para orientar a ação dos trabalhadores, Karl Marx e Friedrich Engels elaboraram um documento que definia com clareza o comunismo. Surgia assim o Manifesto comunista, que logo se tornou o panfleto mais lido na história.

Na obra, Marx e Engels não se limitaram a descrever as tarefas da classe operárias, mas buscaram uma explicação do mundo e a razão de ser das coisas que nos cercam e vinculada a esta interpretação, as tarefas do proletariado, não para o momento, mas para todo um período histórico. A ideia fundamental que percorre todo o Manifesto é a de que, em cada época histórica, a produção econômica e a estrutura social, que dela necessariamente decorre, constituem a base da história política e intelectual dessa época.

Abordando a obra por partes, a introdução mostra o temor que o comunismo causava nos conservadores, mas também mostra a força do comunismo.

Já a primeira parte, Burgueses e Proletários, apresenta um resumo das lutas destas duas classes antagônicas, que dominavam o cenário na época, mostrando a transformação que a burguesia industrial provocava no mundo, como o fenômeno da globalização, mundialização do comércio, a navegação, os meios de comunicação. O texto critica a produção capitalista e as consequências de organização social que esse tipo de produção causou. Nesta parte, o capitalismo é ressaltado como um pensamento revolucionário, pois acabou com a prevalência do poder monárquico e do poder religioso.

A segunda parte, Proletários e Comunistas, relativiza o papel dos comunistas junto ao proletariado. O Manifesto atribui aos comunistas mais decisões, avanço, lucidez e liderança do que às outras frações que buscam representar o proletariado, seus objetivos são tidos como comuns: a organização dos proletários para a conquista do poder político e a destruição de supremacia burguesa. O capital e o trabalho assalariado também são abordados, e nessa parte fica claro que os comunistas sofriam com a oposição que não aceitava seus ideais. É ainda lista medidas para a aplicação do comunismo na sociedade.

A terceira parte, Literatura Socialista e Comunista, critica três tipos de socialismo: Socialismo reacionário; Socialismo feudal; Socialismo pequeno-burguês; e Socialismo alemão.

Ao final, Marx e Engels resumem as ideias principais da obra e dão um destaque à frase que marcou a causa como uma grande palavra de ordem: “Proletários de todos os países, uni-vos”. De acordo com Marx, só a união dos trabalhadores em torno da sua própria causa pode salvá-los.

Como visto o Manifesto Comunista sugere uma revolução socialista por meio da tomada do poder pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com