TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mba Gestao Publica-administracao Publica

Artigo: Mba Gestao Publica-administracao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Descrição dos Personagens...................................................................................4

2.1.1 Apresentação do Conflito....................................................................................4

3 DISCUSSÃO DOS TEMAS 5

3.1 Liderança 5

3.2 Diversidades da Força de Trabalho.......................................................................6

3.3 Ética 7

3.4 Cultura e Clima Organizacional 7

3.5 A Mulher e a Economia 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A importância desse trabalho é compreender melhor as relações humanas, as diferença de gênero e raça, tendo como objetivo, pesquisar, analisar e compreender conflitos nas relações humanas principalmente no ambiente de trabalho.

Estudando o caso, Gentileza ou assedio: conflitos de gênero e de raça de trabalho. Analisei os personagens, suas características de personalidade, conflitos e formas de liderança.

A importância da diversidade da forca de trabalho, Ética, Cultura, raça, gênero e como estavam as interações entre os personagens influenciando o Clima Organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS

Fernando chefe titular da área de Orçamento, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Política Estratégica. Muito dedicado ao seu trabalho.

Carla, chefe substituta graduada com especialização de cálculo trabalhista. Mulher mulata, inteligente e dedicada.

Ricardo, mais novo funcionário do setor de Orçamento do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas. Utiliza as ferramentas de informática com desenvoltura. Expansivo brincalhão e tem o habito de apelidar os colegas.

2.1.1 APRESENTAÇÃO DO CONFLITO

Fernando é informado pelo médico do seu problema de saúde e que exige uma intervenção cirúrgica, com um pós-operatório demorado. Fernando então reluta mais precisa se afastar temporariamente das suas funções. Tem como opção Carla para substituí-lo, pois ela já o havia substituído em outras ocasiões, mesmo não tendo sido por um período tão longo e ela tinha demonstrado competência. Pelo fato de Carla ser a funcionária mais antiga do setor, ser graduada e possuir especialização ela é a mais gabaritada do setor para assumir a substituição.

Quando Carla assume a chefia, passam a ocorrer problemas na organização. Tendo um colega bastante expansivo, Ricardo, Carla passa a receber dele presentes, e convites para sair. Carla os recusa apesar da insistência do colega. Mas nas semanas seguintes, os olhares e os elogios continuam mesmo durante o expediente. Carla a cada dia que passa vai ficando mais constrangida e desconfortável com a insistência do colega, passando a evitar os momentos de conversa descontraída em que Ricardo esteja presente, dirigindo-se a ele quando inevitável, profissionalmente.

Ricardo continua com as investidas, mais mediante a falta de reciprocidade de Carla ele a agarra pelo braço e a beija à força. Carla fica muito irritada e começa uma discussão com Ricardo. Carla, no entanto, opta pela discrição. Ricardo não se conforma e passa a difamar a chefe entre os colegas de seu setor e até mesmo de outros setores.

Carla percebe que os colegas começam a se afastar dela e sentindo-se cada vez mais isolada confina-se a sua sala não mais participando dos momentos de descontração com a equipe. Com a distância cada vez maior entre Carla e sua equipe, surgem comentários no sentido de que o poder lhe subiu à cabeça. Aos poucos o desgosto com o seu ambiente de trabalho passa a se refletir nas suas atividades mais cotidianas.

3 DISCUSSÃO DOS TEMAS

3.1 Liderança

Utilizando de uma liderança democrática Fernando mantém sua equipe sempre bem entrosada. As diretrizes, as tarefas e as formas de execução são traçadas pelo grupo com o seu apoio e estímulo.

Carla também utilizando de uma liderança democrática, preocupada com a situação do setor reúne a equipe e expõe a necessidade de ampliar as horas de trabalho para atingir os objetivos traçados. A solução seria fazer rodízio entre os servidores.

No entanto, Carla agiu de forma errada quando tratou as investidas de Ricardo de forma discreta dando oportunidade de gerar este enorme conflito no seu trabalho e um desconforto para toda a equipe. Como chefe, e mesmo que não estivesse ocupando o cargo de chefia, ela deveria ter tomado providências urgentes, imediatas e até mesmo radicais para evitar o assédio do colega evitando todos os problemas ocorridos.

3.2 Diversidades da Força de Trabalho

O critério que Fernando usou para a escola de Carla como sua substituta foi justo. Carla como a funcionaria mais velha e por suas qualificações, era sim a funcionaria mais preparada para assumir o cargo.

A diversidade da força de trabalho é termos uma equipe de trabalho composta de pessoas das mais variadas raças e gêneros.

A diversidade da força de trabalho nos traz o benefício e a oportunidade de unir forças e capacidades inerentes a gêneros e raças diferentes, trazendo inovação e atingindo maior produtividade em menor espaço de tempo.

Uma forca de trabalho multicultural pode também melhorar a capacidade de uma empresa para se comunicar com os clientes.

Há uma constatação geral de que a força de trabalho tem se modificado nos últimos anos. Com o aumento dessa diversidade tais como gênero, raça, cultura, idade, opção sexual, dentre muitas outras, existe a possibilidade do surgimento de conflitos de todos os tipos em função dos mais diversos preconceitos. Assim torna-se necessário que as organizações, através dos seus dirigentes, estejam preparadas para lidar com esta situação, tratando seus impactos e gerenciando tais conflitos, transformando-os em força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com