TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os novos mecanismos de gestão na Administração Pública podem ser decisivos em seu futuro

Por:   •  28/6/2017  •  Dissertação  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

"Como os novos mecanismos de gestão na Administração Pública podem ser decisivos em seu futuro."

Júlio Godoy Gomes

Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Bacharelado em Administração Pública.

Teorias de Administração II - professora Vânia A. Rezende

Segundo Semestre - 28 de Junho de 2017

A evolução da Administração Pública Brasileira torna as mudanças cada vez mais frequentes nas diferentes gestões.

É preciso ter em mente que toda mudança sofre resistência durante sua implementação e leva um tempo para se estabilizar.

No caso brasileiro, a busca pela eficiência trouxe a Burocracia como um meio para sair do Patrimonialismo vigente à época. No entanto, vemos atos patrimonialistas acontecerem até hoje em dia, com as denuncias de corrupção.

Em meados de 1980-90, a falta de resultados positivos no atendimento ao publico, e a crise inflacionaria, levaram o país a conscientização de que uma nova forma de administração deveria ser implementada. No Governo FHC, propôs-se alem do Plano do Real, uma reforma administrativa-institucional conhecida como Reforma Bresser. Tal reforma, seria uma reforma Gerencialista, trazendo então uma nova forma de se administrar o país através da descentralização do poder federal, criando-se agências reguladoras com autonomia para regulamentar certos setores. O modelo federal implementado, então deveria ser repercutido nas administrações estaduais e municipais. Com a descentralização do poder, a administração trabalharia em busca por resultados mais eficientes, tendo a população como prioridade no atendimento, a Administração Pública deveria servir a população.

Em 2002, com a vitória de Lula nas eleições, criou-se a expectativa de uma nova reforma administrativa, tendo um viés societal predominante. No entanto o que se viu, foi a continuação do gerencialismo, com um enfoque mais social, voltado para distribuição de renda. Algumas mudanças devem ser citadas, como a instituição das PPP´s(parcerias publico privadas), Administração por Resultados(gerencialismo), Accountablity(responsabilização do gestor publico) e Governo Eletrônico (eGov). Tanto as PPP´s, quanto a Administração por Resultados, são frutos do gerencialismo na busca por servir melhor o cidadão, assim como a Accountability e o eGov, são buscas por maior Transparência na gestão administrativa.

Pode-se dizer que o Brasil ainda vive uma Administração Patrimonialista-Burocrática-Gerencial, pois não há uma divisão bem clara e fundamentada quando se analisa os governos atuais. De certa forma o gerencialismo ainda não penetrou em todas as esferas administrativas, bem como atos patrimonialistas e burocráticos são vistos regularmente nas gestões publicas brasileiras, com as denuncias de corrupção na mídia, e com o simples comparecimento do cidadão em qualquer repartição publica, onde irá se deparar com a “burrocracia” ainda existente.

A importância no conhecimento de tais mecanismos administrativos está no fato de um futuro administrador publico reconhecer a dificuldade de se estabelecer um novo modelo de administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com