TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Gestão em Administração Pública

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Especialização em Gestão em Administração Pública

Políticas Públicas

NOME: Vanessa Miguel Augusto de Souza

Atividade I - Respostas

  1. Cooperação -> capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum;

Exemplo: Moradores de um bairro que se unem para reconstruir suas calçadas.

Competição -> é uma forma de interação social que compreende um amplo número de procedimentos de disputa por bens escassos, geralmente conforme regras admitidas pelas partes;

Exemplo: Disputa pela vaga em um concurso público.

Conflito -> é uma modalidade de interação social que implica em choques para o acesso e a distribuição de recursos escassos, geralmente identificados como riqueza, poder e prestígio e todos os seus instrumentos;

Exemplo: trabalhadores sem-terra quando ocupam propriedades privadas.

Consenso -> existência de um acordo entre os membros de uma coletividade, quanto a princípios, normas, valores, objetivos ou meios.

Exemplo: Acordo em que o governo se propõe a pagar aluguel ou construir moradias para moradores desocuparem suas propriedades em que se encontram em áreas estratégicas de interesse dos governantes.

Coersão -> ação de reprimir, porém o seu uso pode ser considerado demasiadamente desgastante para quem a aplica.

Exemplo: Quando os moradores do exemplo anterior não tem opção de escolha e devem sair de suas residências.

  1. Políticas Públicas são uma das resultantes d atividade política, que compreende o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores envolvendo bens públicos. Geralmente envolve mais que uma decisão, requerendo diversas ações estratégicas previamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. A análise de Políticas Públicas é uma empreitada multidisciplinar que visa interpretar as causas e consequências da ação do governo, de forma a melhorar o entendimento acerca da política e do processo político. A análise política pode se dar através de dois enfoques:

analysis of policy: relacionado a atividade acadêmica, visando o melhor entendimento do processo político;

analysis for policy: destinada a solução de problemas sociais.

  1. Os atores políticos são aqueles que tem seus interesses afetados, positiva ou negativamente, pelo rumo tomado por uma determinada política. Os atores podem ser distinguidos entre públicos (políticos, burocratas, governamentais e não governamentais) e privados (empresários e trabalhadores), além de outros atores que operam no sistema internacional/global (agentes financeiros, FMI, Banco Mundial, entre outros). Todos atores possuem capacidade de influenciar as políticas públicas.  Os atores políticos são identificados ao se fazer uma análise de quem tem algo em jogo na política em questão, quem tem seus interesses afetados pelas decisões e ações que compõem a política em questão.

  1. A sociedade e os cidadãos podem participar do processo de políticas públicas através de constituição de órgãos ou associações que garantem a voz do povo para a formulação de estratégias e participando dos processos de tomada de decisões. Podem ainda se utilizar das inovações estabelecidas nas atualidades, por exemplo, as redes, que possibilitam o cidadão acompanhar, além de atuar como agente fiscalizador de muitos dos processos das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com