TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necropolitica - Mbembe

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Luíza Gomes Borges

Necropolítica – Mbembe

Sobre o autor:

        Achille Mbembe nasceu nos Camarões Franceses em 1957 (62 anos). Ele é filósofo, ensaísta, historiador, professor universitário e teórico político.

Tem escrito extensivamente sobre política e história africana, além disso, seus principais pontos de investigação são história da África, pós colonialismo, ciências sociais e política. Embora seja chamado de teórico pós-colonial, em boa parte devido ao nome em inglês do seu primeiro livro, ele recentemente rejeitou o termo porque vê seu projeto como um trabalho tanto de aceitação quanto de transcendência da diferença, em vez de um retorno para uma terra natal original, marginal e não metropolitana.

Segundo Mbembe, o conceito de biopoder, de Foucault, como um agrupamento de poder disciplinar e biopolítica, não é mais suficiente para explicar as formas contemporâneas de subjugação. Aos insights de Foucault sobre as noções de poder soberano e biopoder, Mbembe acrescenta o conceito de necropolítica, que vai além de simplesmente "inscrever corpos dentro de aparatos disciplinares". Discutindo os exemplos da PalestinaÁfrica e Kosovo, Mbembe mostra como o poder da soberania agora é encenado através da criação de zonas de morte, onde a morte se torna o último exercício de dominação e a principal forma de resistência.

Sobre o texto:

        Mbembe começa falando sobre o conceito de soberania a partir do Estado nação que se consolida no século XIX com princípios universalistas como igualdade, liberdade, fraternidade, a ideia de justiça, de lei, enfim... a ideia de que o Estado protege a vida.

        A ideia de soberania seria algo vinculado à racionalidade humana, de forma que o Estado surge como um ideal da razão – razão que protege a vida e a humanidade. Mas Mbembe diz o contrário, ao invés de estarmos apontando para uma razão que protege a vida, estaríamos falando de uma razão “necro”, ou seja, uma razão política que aponta para a morte.

        Ao longo do texto o autor aponta exemplos como que desde a Rev Francesa foram surgindo mecanismos para matar mais pessoas com menos esforços e através de aparatos tecnológicos e materiais. Com isso o Estado nação surge como um modo de impor medo e terror para consolidar o domínio de um determinado grupo social.

        Usa também a escravidão quando diz que ela não aponta pra vida, na verdade ela é a negação da vida. A apropriação do outro sobre um não humano. O escravo seria aquele que não possuiria direitos e não teria o estatuto de humano, associado a um viés racialista (é possível linkar a ideia do “negro” que o Mbembe expõe em Crítica da Razão Negra). Além disso, a condição de escravo resulta de uma tripla perda: perda de um lar, perda de direitos sobre seu corpo e perda de estatuto político, ocasionando essa dominação absoluta, uma alienação de nascença e uma morte social (que é a expulsão da humanidade).

        Faz uma relação ao Estado de exceção que é quando um grupo tem direito a vida e a proteção enquanto outros grupos dentro de um Estado de conflito e de guerra onde é imposto o terror e o medo, eles são desprovidos do privilégio da vida e da proteção. Ou seja, aquele corpo que sendo ameaçador ao resto da sociedade pode ser destruído e exterminado.

        Desse modo, retoma Focault e outros filósofos com o conceito de biopolítica. Focault conceitua a biopolítica como uma política da vida, ou seja, política que o Estado escolhe as pessoas pra ficarem vivas. Mbembe faz o contrário e diz que o Estado escolhe as pessoas pra morrerem, ou seja, essas pessoas que o Estado escolhe pra morrerem ele conceitua como Necropolítica – política da morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com