TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicolau Maquiavel

Bibliografia: Nicolau Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Bibliografia  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Nicolau Maquiavel (1469-1527) nasceu no dia 03 de maio de 1469 em Florença, na Itália. Nesse período no qual Maquiavel vivenciou, a Itália era constituída por uma série de pequenos Estados, com variados e divergentes regimes políticos, culturais e de desenvolvimento econômico. Ou seja, um cenário repleto de conflitos, de governantes que não conseguiam se manter no poder por um período superior a 2 meses e alvo de constantes invasões por parte de estrangeiros no território nacional.

Sendo assim, é através dessa conjuntura que Maquiavel reflete e elabora uma teoria não do Estado Moderno, mas sim voltada para o entendimento de como se formam os Estados Modernos, e de como os mesmos são constituídos verdadeiramente.

Em sua visão o Estado Moderno para se constituir deverá romper com a moral e a religião, tendo como características a autonomia sem depender de outra autoridade e a distinção entre o Estado e Sociedade Civil.

Então, de acordo com o referido pensador, o Estado não tem mais a função de assegurar a felicidade e a virtude. Porém, deverá passar a ter suas próprias características, fazer política, seguir sua técnica e suas leis. O seu objetivo era a construção de um Estado absolutista que fosse governado por um único príncipe capaz, independente dos meios que utilizasse, conseguir se manter no poder.

Através do livro, O Príncipe, que data dos anos de 1512 a 1519, Maquiavel aprofunda essa temática, contemplando questões conflituosas como: Se o príncipe deveria ser amado ou temido, ter virtú ou fortuna, entre outras, com o único pensamento, a construção de um Estado unitário e moderno.

Diante disso, buscou estudar leis específicas da política e começou a fundamentar a ciência política. Fundou uma nova moral que é a do cidadão, do homem que constrói o Estado e não mais a moral da alma individual, que deveria ser julgada pelo divino “formosa” e limpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com